Retomada de Atividades (PRAA 2020)

Atualizado em: 01/06/2021

Sede (Cidade Universitária e Estação Meteorológica)
Fase atual - município de São Paulo: VERMELHA
Fase USP: A

Observatório Abrahão de Moraes
Fase atual - região VII Campinas: VERMELHA
Fase USP: A

 

FASE A - Nesta fase, as determinações do GT PRAA envolvem:

  • Os campi podem flexibilizar a circulação de pessoas e o acesso de veículos (das 5 h às 20h), mas permanece proibida qualquer atividade que resulte em aglomeração, mesmo em ambiente aberto.
  • As atividades de pesquisa, relacionadas à pandemia ou não, podem continuar ou serem retomadas, desde que cumpridos rigorosamente os protocolos de biossegurança e desde que respeitado o número máximo de pessoas em ambiente fechado, conforme a Tabela 1.
  • No primeiro semestre letivo do ano acadêmico de 2021 serão mantidas as aulas teóricas remotas tanto para a graduação quanto para a pós-graduação.

Para implementar o PRAA-2020, a Diretoria do IAG constituiu um Comitê, que também centraliza as decisões sobre aquisições de insumos e adaptação das instalações dos prédios às diferentes fases da retomada.

 

 

Formulários de contato:
 
Nesta fase ainda é necessário que todos preencham o formulário sinalizando o contato com pessoas durante o período em que permaneceu na Unidade:

 

4o. Comunicado do PRAA 2020 IAG - 07/08/2021
NOVAS DIRETRIZES PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS
 
No último dia 5/5, uma atualização do Plano USP para o retorno das atividades presenciais foi divulgada pelo Grupo de Trabalho para Readequação do Ano Acadêmico da Reitoria da USP (PRAA).
 
Considerando a situação ainda preocupante da pandemia no país, a Reitoria reitera a importância do uso obrigatório de máscaras, o distanciamento físico, a higienização constante das mãos e, principalmente, que se evite realizar atividades que possam levar a aglomerações de pessoas. Ao mesmo tempo, a Reitoria reconhece o avanço da vacinação no Estado de São Paulo e que uma parcela da comunidade universitária já recebeu o imunizante contra o vírus Sars-Cov-2,  o que permite uma maior flexibilização das regras para visita ao Instituto.
 
O comitê PRAA do IAG, com base no documento enviado pelo PRAA da Reitoria, e tendo em vista a necessidade de retorno às atividades de pesquisa nos laboratórios, que estão paralisadas há dois meses, decidiu pelas seguintes recomendações:
  1. as atividades de pesquisa nos laboratórios, onde se faz necessária a presença física dos usuários, podem retornar desde que cumpridos rigorosamente os protocolos de biossegurança e desde que respeitado o número máximo de pessoas por sala, conforme Tabela anexa.
  2. os técnicos dos laboratórios poderão frequentar o IAG conforme escala de dias estabelecida em conjunto com o chefe imediato e aprovada pela Chefia do Departamento; um procedimento semelhante já é adotado para os funcionários de serviços essenciais.
  3. as solicitações para visita de alunos, docentes e funcionários fora das escalas mencionadas serão feitas diretamente às chefias imediatas e deverão indicar, além de nome e justificativa, as salas que serão utilizadas e os horários estimados de entrada e saída, para que se possa controlar o número máximo de usuários por sala; os laboratórios que assim desejarem, poderão enviar ao PRAA do IAG de uma só vez, uma escala com os nomes dos usuários que irão frequentar o IAG durante cada semana.
  4. os docentes e funcionários já imunizados contra o vírus Sars-Cov-2 14 dias após o recebimento da segunda dose e que desejem vir ao IAG, poderão frequentar o Instituto em dois dias da semana de sua escolha, a serem indicados ao chefe imediato. É importante lembrar que mesmo as pessoas imunizadas devem continuar respeitando rigorosamente os protocolos de biossegurança.
Continuaremos a fazer o controle de contato entre os indivíduos pelo preenchimento do formulário (servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes de graduação e de pós-graduação). Este controle permite identificar o contato entre os membros das bolhas de funcionários e outros eventuais visitantes do IAG (alunos, docentes, terceirizados, visitantes externos).
 
Recomenda-se também que a comunicação com os diferentes departamentos e com a administração continue a ser feita de forma remota, sempre que possível, mesmo que os funcionários se encontrem presencialmente no IAG.
 
Para mais informações, consulte:
 

 


Dúvidas frequentes

1) É necessário usar máscaras todo o tempo nas dependências do IAG?

Sim, deve-se usar máscaras todo o tempo nas dependências do IAG e elas devem ser trocadas a cada 2 horas.

 

2) Preciso comparecer ao IAG. Como devo proceder?

As atividades administrativas e acadêmicas deverão continuar sendo realizadas preferencialmente de forma remota, mas atividades essenciais poderão ser realizadas presencialmente, conforme escala estabelecida previamente com a chefia imediata.
Autorização para atividades de servidores docentes e não docentes fora das escalas aprovadas deverão ser solicitadas às chefias imediatas, indicando nome, justificativa, salas que serão utilizadas, data e horários de entrada e saída. Alunos e pós-doutorandos devem solicitar autorização para a chefia de seu respectivo departamento, a ser avaliada mediante justificativa para a visita. Todas as solicitações serão avaliadas pelo GT PRAA IAG. Somente vá ao IAG se a autorização for concedida.
As aulas de graduação e pós-graduação seguem de forma
remota até nova orientação do GT PRAA e das respectivas Pró-Reitorias.
Para atividades em laboratórios, consulte o item 3 deste FAQ.

 

3) Os laboratórios poderão ter funcionamento presencial?
As atividades de pesquisa nos laboratórios, onde se faz necessária a presença física dos usuários, podem retornar desde que cumpridos rigorosamente os protocolos de biossegurança, e desde que respeitado o número máximo de pessoas por sala (conforme Tabela).
Os técnicos de laboratórios poderão frequentar o IAG conforme escala de dias estabelecida em conjunto com o chefe imediato, e aprovada pela Chefia do Departamento.
As solicitações para visita de alunos, docentes e funcionário fora das escalas mencionadas deverão ser feitas diretamente às chefias imediatas, indicando nome, justificativa, salas que serão utilizadas, data e horários de entrada e saída. Os laboratórios poderão enviar ao PRAA do IAG a escala semana com todos os usuários que irão frequentar o laboratório no período.

 

4) Como faço se não tiver equipamentos para acompanhar as aulas?

O IAG e a USP estão disponibilizando empréstimos de equipamentos para que os estudantes tenham acesso às aulas online. Entre em contato com a chefia do seu departamento para fazer sua solicitação.

 

5) Como pedir autorização para ir ao campo?

As viagens de campo serão autorizadas caso a caso. Deve-se preencher o formulário com as orientações da Reitoria e fazer a solicitação à sua chefia imediata com uma justificativa.

Obs.: Deve-se respeitar um interstício de 14 dias entre uma viagem de campo e outra.

 

6) Estive no IAG, com autorização. Devo preencher o formulário de contato todos os dias em que visitar o IAG?

Sim. O formulário deve ser preenchido por todos os visitantes, sejam eles do IAG ou externos. O formulário permitirá o monitoramento das pessoas que tiveram contato com alguém contaminado ou com suspeita de contaminação nos últimos 14 dias.

 

7) Posso ter acesso à biblioteca do IAG?

O salão da biblioteca permanece fechado nesta fase. Para solicitar o empréstimo de materiais, é necessário realizar agendamento por email com a biblioteca. Os prazos para os empréstimos já efetuados são periodicamente prorrogados pela AGUIA/USP (prazo atual: até o dia 07/06/2021). Periódicos digitais podem ser acessados utilizando ferramentas de VPN.

 

8) Onde ficam os dispensers de álcool gel? E como faço para reabastecê-los?

dispensers nos corredores, recepção, secretarias e elevadores. Há também totens com reservatórios de álcool gel nos corredores. Caso algum deles esteja vazio comunique à portaria (3091-5048) ou à Secretaria do respectivo Departamento.
 

9) Já tomei a vacina contra o vírus Sars-Cov-2. Posso frequentar o IAG?
Docentes e servidores não-docentes que já estiverem imunizados contra o vírus Sars-Cov-2 (isto é, já receberam as doses necessárias e já aguardaram o prazo de 14 dias após a aplicação a última dose) e que assim desejarem poderão frequentar o Instituto em dois dias da semana de sua escolha, conforme estabelecido com sua chefia imediata. É importante lembrar que mesmo as pessoas imunizadas devem continuar respeitando rigorosamente os protocolos de biossegurança, incluindo-se o uso de máscaras.

 

10) Se apresentar sintomas (febre, tosse, falta de ar ou dificuldade de respirar, dor de garganta, coriza, perda de paladar ou olfato) ou testar positivo para a COVID-19, o que fazer?

Ir com urgência a uma Unidade Básica de Saúde ou ao Hospital Universitário (HU). As pessoas com suspeitas ou com teste positivo devem se manter afastadas, em teletrabalho, por no mínimo 14 dias, mesmo quando apresentem condições físicas que possibilitem o trabalho presencial. O mesmo se aplica para aqueles que tiveram contato com alguém infectado pela Covid- 19 nos últimos 14 dias.

 
 
 
Materiais informativos complementares
Realização de atividades presenciais no IAG
 
Nesta fase ainda é necessário que todos preencham o formulário sinalizando o contato com pessoas durante o período em que permaneceu na Unidade:

 

 

AnexoTamanho
[18/08/2020] PRAA-2020 - Plano USP para o Retorno Gradual das Atividades Presenciais925.13 KB
[27/10/2020] PRAA-2020 - Plano USP para o Retorno Gradual das Atividades Presenciais729.06 KB
Documento enviado pela Diretoria do IAG ao GT-PRAA em 23/10/2020563.27 KB
PRAA-2020 ATUALIZADO 16/11/2020 - Plano USP para o Retorno Gradual das Atividades Presenciais531.04 KB
PRAA-2020 ATUALIZADO 03/03/2021 - Décimo segundo Documento701.65 KB
PRAA-2020 ATUALIZADO 06/04/2021 - Décimo terceiro Documento216.08 KB
PRAA-2020 ATUALIZADO 05/05/2021 - Décimo quinto Documento621.55 KB
PRAA-2020 ATUALIZADO 01/06/2021 - Décimo sexto Documento219.94 KB
Comunicado 04 do GT IAG: atualização após Plano USP de 05/05/2021570.18 KB
Formulário e instruções para atividades de campo264.61 KB