Retomada de Atividades (PRAA 2020)

Atualizado em: 05/10/2021

Sede (Cidade Universitária e Estação Meteorológica)
Fase atual - município de São Paulo: 1

Observatório Abrahão de Moraes
Fase atual - região VII Campinas: 1

 

Formulários de contato:

 
Nesta fase ainda é necessário que todos preencham o formulário sinalizando o contato com outras pessoas durante o período em que permaneceram na Unidade:

 

6º. COMUNICADO DO GT-PRAA IAG - 27/08/2021
 
O GT-PRAA IAG em sua reunião de 26 de Agosto de 2021 decidiu estabelecer algumas diretrizes complementares àquelas anunciadas no 5º. Comunicado de 19/8/2021, de modo a regular o trabalho presencial durante a transição para o trabalho presencial.
 
Considerando que:
  • estamos adequando gradativamente os locais de trabalho para a retomada segura às atividades presenciais, inclusive com a compra de insumos e equipamentos e a troca dos filtros dos ar-condicionados;
  • a retomada envolverá a inclusão cada vez maior de pessoas ao longo do próximo mês, com a dupla vacinação da grande maioria dos funcionários, docentes e alunos;
Vamos organizar nosso retorno seguindo as seguintes recomendações:
  1. Todos os funcionários, docentes e alunos deverão reportar sua situação vacinal e a comprovação deve ser incluída no formulário eletrônico.
  2. Aqueles completamente imunizados (2a. dose ou dose única + 14 dias) estão liberados para frequentar o IAG, mas devem respeitar as regras de biossegurança, as limitações do número de pessoas por sala e o distanciamento interpessoal de no mínimo 1,5 m.
  3. Os funcionários completamente imunizados devem ser incluídos nas escalas de trabalho presencial de cada setor, de maneira a distribuir a presença dos servidores ao longo da semana.
  4. Quem tomou somente uma dose de imunizante continua em trabalho remoto ou permanece em domicílio à disposição da Universidade. Os servidores que exercem atividades essenciais poderão comparecer mediante convocação submetida ao GT-PRAA IAG, uma vez por semana.
  5. De modo a minimizar os riscos relacionados ao deslocamento por transporte coletivo, aqueles que fazem uso de transporte público terão flexibilidade de horário de entrada e saída (entre 7h e 19h), desde que cumpram as oito horas de trabalho diário. Além disso, para os que passarem a frequentar o IAG todos os dias da semana, será possível, se necessário e mediante justificativa, combinar o trabalho presencial com algumas horas de trabalho remoto.
  6. As refeições dentro do IAG deverão ser feitas em rodízio nas copas existentes e em outros espaços que serão preparados para este fim. Como medida de biossegurança, pede-se que todos levem seus próprios talheres, copos, canecas, pratos, etc. O material de uso coletivo será temporariamente retirado das copas. Do mesmo modo, as geladeiras e armários das copas devem ser utilizados somente para armazenar os alimentos a serem consumidos no mesmo dia.
  7. O IAG irá distribuir kits de máscaras PFF2 para todos - funcionários, docentes e alunos - bem como instruções para uso e armazenamento das máscaras. Também estarão disponíveis totens de álcool em gel, borrifadores de álcool 70% e toalhas de papel para higienização de superfícies. No caso de falta de algum desses itens, por favor, leia os cartazes com as orientações e colabore com o seu reabastecimento.
  8. As aulas teóricas de graduação e pós-graduação continuarão remotas durante este semestre inteiro. Aulas práticas podem retornar a partir de 4/10, somente para docentes e alunos completamente imunizados. Atividades de laboratório poderão retornar desde que observadas as regras de biossegurança, limitação do número de pessoas por sala/laboratório, conforme a Tabela anexa. A presença no IAG para essas atividades de laboratório deve ser solicitada ao chefe do respectivo departamento e aprovada pelo GT-PRAA.
  9. Uma vez que o plano de retorno não prevê testagem, continuaremos pedindo o preenchimento do formulário de contato (servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes de graduação e de pós-graduação), para todos que frequentam o Instituto, pois esse é o único meio que temos de organizar alguma resposta a um foco de contaminação.
 
Essas recomendações seguem válidas até o dia 4/10/2021. Essas recomendações seguem válidas até o dia 31/12/2021 [atualizado em 05/10/2021]. Os casos omissos devem ser levados diretamente aos chefes imediatos que encaminharão ao GT-PRAA IAG. Reafirmamos nossa vontade de escutar as sugestões para que o retorno às atividades presenciais ocorra de forma harmônica e segura.
 
 

Dúvidas frequentes

1) Quem deverá voltar às atividades?

 
  • Servidores técnico-administrativos, docentes e alunos vacinados com a 2 dose ou dose única + 14 dias poderão retornar ao trabalho presencial. 
  • Alunos: aulas teóricas de graduação e pós-graduação serão remotas durante o segundo semestre de 2021. Aulas de laboratório ou de campo poderão ser presenciais desde que os alunos, professores e técnicos estejam com a vacinação completa + 14 dias. Poucas disciplinas do IAG se enquadram neste caso.
Em todos os casos devem sempre ser respeitadas as regras de ocupação dos espaços (Tabela anexa), o espaçamento interpessoal de 1 metro e as normas de biossegurança.
 
2) Os servidores que ainda não foram completamente vacinados para Covid-19 poderão ser convocados para o retorno ao trabalho?
Sim, desde que desempenhem atividade essencial ou sejam requisitados pontualmente pela chefia imediata.
 
3) Pessoas com comorbidades poderão retornar ao trabalho?
Sim, desde que estejam com a vacinação completa, sempre observando os cuidados sanitários recomendados.
 
4) Será solicitada cópia do comprovante de vacinação dos servidores?
Sim. O Comitê está solicitando cópia do comprovante de vacinação a todos os servidores a partir de formulário eletrônico. Em caso de recusa por parte do servidor, o chefe imediato deverá reportar ao Comitê por escrito.
 
5) É necessário usar máscaras o tempo todo nas dependências do IAG?
Sim, deve-se usar máscaras o tempo todo nas dependências do IAG e elas devem ser trocadas a cada 2 horas.
 
6) Onde ficam os dispensers de álcool gel? E como faço para reabastecê-los?
Há dispensers nos corredores, recepção, secretarias e elevadores. Há também totens com reservatórios de álcool gel nos corredores. Caso algum deles esteja vazio comunique à portaria (3091-5048) ou à Secretaria do respectivo Departamento.
 
7) Preciso comparecer ao IAG. Como devo proceder?
  • A autorização para atividades de docentes e não docentes que ainda não completaram sua imunização ou fora das escalas aprovadas pelo GT PRAA IAG deverá ser solicitada às chefias imediatas, indicando nome, justificativa, salas que serão utilizadas, data e horários de entrada e saída.
  • Alunos e pós-doutorandos devem solicitar autorização para a chefia de seu respectivo departamento, a ser avaliada mediante justificativa para a visita.
  • Pessoas não vacinadas não podem vir ao IAG sob pena de sofrer processo administrativo;
  • A entrada no prédio estará condicionada à apresentação da carteira de vacinação, via eletrônica para a comunidade IAG, e apresentação física para os externos.

    Todas as solicitações serão avaliadas pelo GT PRAA IAG. Somente vá ao IAG se a autorização for concedida.

    8) Devo preencher o formulário de contato com outras pessoas sempre que for ao IAG?
    Sim. Todos que frequentarem o Instituto, servidores técnico-administrativos, docentes e alunos deverão preencher o formulário de presença (servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes de graduação e de pós-graduação), independente de já estarem completamente vacinados. Este é o único meio que o Comitê tem para se posicionar e emitir alertas mediante um foco de contaminação. 
     
    9) Como será o controle do acesso às Bibliotecas?
    As Bibliotecas deverão observar todas as medidas sanitárias recomendadas e seguir as regras de ocupação máxima dos espaços, levando em conta o estudo de adequação do espaço feito pela Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI) (Tabela anexa). Informações sobre funcionamento da Biblioteca do IAG devem ser consultadas em https://www.iag.usp.br/biblioteca-horarios
     
    10) Como faço se não tiver computador/tablet e/ou conexão à internet para acompanhar as aulas?
    O IAG e a USP estão disponibilizando empréstimos de equipamentos para que os estudantes tenham acesso às aulas online. Entre em contato com a chefia do seu departamento para fazer sua solicitação.
     
    11) Como pedir autorização para ir ao campo?
    As viagens de campo serão autorizadas caso a caso. Deve-se preencher o formulário com as orientações da Reitoria e fazer a solicitação à sua chefia imediata com uma justificativa.
     
    12) Se apresentar sintomas (febre, tosse, falta de ar ou dificuldade de respirar, dor de garganta, coriza, perda de paladar ou olfato) ou testar positivo para a COVID-19, o que fazer?
    Ir com urgência a uma Unidade Básica de Saúde ou ao Hospital Universitário (HU). As pessoas com suspeitas ou com teste positivo devem se manter afastadas, em teletrabalho, por no mínimo 14 dias, mesmo quando apresentem condições físicas que possibilitem o trabalho presencial. O mesmo se aplica para aqueles que tiveram contato com alguém infectado pela Covid- 19 nos últimos 14 dias. A identificação da rede de contágio será feita a partir dos formulários de presença.
     

    Materiais informativos complementares

    Realização de atividades presenciais no IAG
     
    Nesta fase ainda é necessário que todos preencham o formulário sinalizando o contato com outras pessoas durante o período em que permaneceram na Unidade:

     

     

    AnexoTamanho
    [16/06/2020] PRAA-2020 - Plano de readequação para o ano acadêmico 2020 - Relatório nº 1797.82 KB
    [03/07/2020] PRAA-2020 - Plano de readequação para o ano acadêmico 2020 - Relatório nº 2870.66 KB
    [14/07/2020] PRAA-2020 - Plano de readequação para o ano acadêmico 2020 - Relatório nº 31.05 MB
    [18/08/2020] PRAA-2020 - Plano USP para o Retorno Gradual das Atividades Presenciais - 4º Documento925.13 KB
    [24/08/2020] PRAA-2020 - Plano USP para o Retorno Gradual das Atividades Presenciais - 5º Documento371.99 KB
    [08/09/2020] PRAA-2020 - Plano USP para o Retorno Gradual das Atividades Presenciais - 6º Documento394.36 KB
    [27/10/2020] PRAA-2020 - Plano USP para o Retorno Gradual das Atividades Presenciais - 7º Documento729.06 KB
    [06/11/2020] PRAA-2020 - Plano USP para o Retorno Gradual das Atividades Presenciais - 8º Documento604 KB
    [16/11/2020] PRAA-2020 - Plano USP para o Retorno Gradual das Atividades Presenciais - 9º Documento531.04 KB
    [12/02/2021] PRAA-2020 - Plano USP para o Retorno Gradual das Atividades Presenciais - 11º Documento145.47 KB
    [03/03/2021] PRAA-2020 - Plano USP para o Retorno Gradual das Atividades Presenciais - 12º Documento701.65 KB
    [20/03/2021] PRAA-2020 - Plano USP para o Retorno Gradual das Atividades Presenciais - 13º Documento843.5 KB
    [06/04/2021] PRAA-2020 - Plano USP para o Retorno Gradual das Atividades Presenciais - 14º Documento216.08 KB
    [05/05/2021] PRAA-2020 - Plano USP para o Retorno Gradual das Atividades Presenciais - 15º Documento621.55 KB
    [01/06/2021] PRAA-2020 - Plano USP para o Retorno Gradual das Atividades Presenciais - 16º Documento219.94 KB
    [07/07/2021] PRAA-2020 - Plano USP para o Retorno Gradual das Atividades Presenciais - 17º Documento790.2 KB
    [04/08/2021] PRAA-2020 - Plano USP para o Retorno Gradual das Atividades Presenciais - 18º Documento786.88 KB
    [12/08/2021] Portaria GR7670 de 12 de agosto de 2021108.13 KB
    [20/08/2021] Diretrizes aos Dirigentes das Unidades - 1497.19 KB
    [30/08/2021] Diretrizes aos Dirigentes das Unidades - 2108.75 KB
    [10/09/2021] Diretrizes aos Dirigentes das Unidades - 3112.04 KB
    [05/10/2021] Diretrizes aos Dirigentes das Unidades - 4112.43 KB
    [14/09/2020] Resolução CoPq Nº 8012 de 14/09/2020104.52 KB
    [08/10/2020] Diretrizes do Comitê Assessor da Diretoria do IAG516.46 KB
    [19/08/2021] Comunicado 05 do GT IAG: novas diretrizes para retomada presencial632.76 KB
    Formulário e instruções para atividades de campo264.61 KB