ERAS GLACIAIS

Eras glaciais são períodos significativos na história da Terra que ocorrem quando uma grande quantidade de atmosfera e oceanos frios tomam conta da Terra. A última passagem da Terra por uma era glacial foi por volta de 2.5 milhões de anos atrás, durante o ínicio do período quaternário.

Embora uma grande placa continental de gelo que se estendia desde a América do Norte até a Europa há quase 10.000 anos tenha desaparecido , muitos cientistas acreditam que a Era Quaternária Glacial ainda não acabou.

Algumas evidências de eras glaciais mais recentes também existem; desde o registro de um primeiro ser vivo na Terra, há 3,6 bilhões de anos, a temperatura superficial tem sido de aproximadamente 20º C, e por mais de 90% desse período a Terra não passou por eras glaciais, e nenhuma grande geleira existiu (sem contar aquelas que sempre aparecem nos altos das montanhas).

As eras glaciais ocorrem a cada 150 milhões de anos, e duram poucos milhões de anos. Sua causa ainda é assunto de bastante discussão, não se conhecendo ainda exatamente a origem deste efeito.