A METEOROLOGIA

A Meteorologia é a ciência que estuda os processos que ocorrem na atmosfera terrestre, principalmente na camada mais próxima à superfície, de aproximadamente 20 km de espessura, onde ocorre a maior parte das atividades humanas, e onde  podem ser sentidos os efeitos que as condições atmosféricas exercem na vida das pessoas.

Percebe-se daí que é necessário conhecer adequadamente os processos que causam a evolução das condições do tempo e aplicar este conhecimento na previsão destas condições. Esta é uma das atividades de que se ocupa a Meteorologia, mas não a única, de modo que o termo Ciências Atmosféricas tem sido empregado para melhor caracterizar a diversidade das áreas de estudo desta ciência.

Além da previsão do tempo, as Ciências Atmosféricas têm por objeto de estudo a poluição atmosférica, as mudanças climáticas globais, o problema das modificações na camada de ozônio na alta atmosfera, raios e relâmpagos, sistemas atmosféricos de grande escala, tufões e furacões e sensoriamento remoto. Para estes estudos, são necessários conhecimentos complementares de Física, Química, Matemática, Cálculo Numérico e Computação.