ASTROMINAS e CECÍLIA - Dois programas para difusão e popularização das ciências da Terra e do Universo da USP

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O seminário do programa "Astronomia ao Meio-Dia" será apresentado pela Profa. Dra. Elysandra Cypriano (IAG/USP).

Resumo: Ambos os programas têm como objetivo principal fomentar a difusão e popularização das Ciências da Terra e do Universo na comunidade escolar. Por seu perfil interdisciplinar, a astronomia é usada como uma ferramenta motivadora para engajar os jovens em várias áreas das ciências naturais, matemática e tecnologia. Para tanto são desenvolvidas atividades que são mediadas por alunos de graduação, bolsistas, com supervisão e planejamento conjunto com docentes coordenadores que representam os três departamentos do IAG. O Cecília e o Astrominas, em suas versões online e presencial, surgem portanto com o potencial de incentivar um mecanismo de ativismo em relação a difusão de conhecimento e transformação social por parte das/os universitárias/os favorecendo ações integradas dos três departamentos do IAG, atendendo uma das demandas do nosso programa acadêmico. Essas atividades também operaram nos graduandos monitores bolsistas um sentimento de valorização de sua formação e pertencimento em um contexto mais amplo e de relevância social, sentimento esse que pode contribuir para a sua permanência em nossos programas de bacharelado, diminuindo portanto a evasão. Além de explicar o potencial de nossas ações, será apresentado nessa palestra o impacto e principais resultados de nossas ações na comunidade.

Link da transmissão: https://www.youtube.com/astro12h/live

– O programa "Astronomia ao Meio-Dia" tem como objetivo a realização de palestras com linguagem acessível, direcionadas a estudantes de graduação. As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 12:00, no IAG/USP. A organização em 2022 está sendo feita por Andre Figueiredo, Camila Koshikumo, Lais Borbolato, Loreany Ferreira e Stela Adduci, do Departamento de Astronomia. #astro12h