Sistema de Referência Espacial: das estrelas aos quasares (Astronomia para Todos)

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O seminário do programa "Astronomia para Todos" será apresentado pelo Prof. Dr. Ramachrisna Teixeira (IAG/USP). Haverá intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) durante a palestra!

Participação presencial

Após a palestra, haverá sessão de observação do céu noturno com telescópios, em parceria com o CASP - Clube de Astronomia de São Paulo. Obs.: Atividade sujeita às condições meteorológicas.

Inscrições para o evento presencial: forms.gle/LvdjMxANohxwGPKRA
Será emitido certificado digital aos participantes inscritos que comparecerem ao evento.

Participação virtual

Não há inscrição prévia. Perguntas poderão ser enviadas utilizando a ferramenta de chat do canal.
Serão emitidos certificados para participantes que preencherem o formulário indicado na descrição da transmissão ao vivo.
ATENÇÃO: O formulário ficará disponível somente durante 24h a partir do início de transmissão.

Transmissão: https://www.youtube.com/c/AstronomiaParaTodos/live

A ideia de que a posição de um corpo qualquer e de seus movimentos dependem de um sistema de referência é muito cedo incorporada por nós, ainda na escola primária. A construção (definição e materialização) de um sistema de referência é um problema muito antigo, complexo e árduo da ciência, a ponto de ter uma área específica da Astronomia a ele dedicada: Astronomia Fundamental. Em um passado bem distante surgiram modelos de universo buscando explicar os movimentos dos “errantes” tomando como referência as estrelas e tendo como origem um observador na superfície da Terra então imóvel e no centro de tudo. Ao longo do tempo, tanto as observações evoluíram quanto os modelos.
Entretanto, somente em 1998 essa tradição de usar uma base estelar, foi interrompida e substituída por uma nova convenção utilizando objetos extragalácticos compactos, com posições extremamente precisas determinadas em rádio. Mais recentemente, embora sob a mesma convenção, tivemos um salto radical na materialização de um sistema de referência no ótico, graças à missão espacial Gaia. Em todo caso, tanto no passado quanto no presente, o que buscamos é uma direção fixa no Universo que nos permita determinar as posições e movimentos dos astros com a maior precisão possível e consequentemente, entendermos como funciona o cosmo. Convido a todos para embarcarmos por alguns minutos nessa grande aventura.

Anexo

Anexo Tamanho