Doutorado: Impacto das mudanças climáticas nas projeções de extremos de onda sobre as Bacias Sedimentares Brasileiras

Auditório ADM 210 – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Defesa de tese de doutorado
Aluno: Ronaldo Maia de Jesus Palmeira
Programa: Meteorologia
Título: “Impacto das mudanças climáticas nas projeções de extremos de onda sobre as Bacias Sedimentares Brasileiras”
Orientador: Prof. Dr. Ricardo de Camargo – IAG/USP
Coorientador: Prof. Dr. Ricardo Martins Campos

Comissão Julgadora

1. Prof. Dr. Ricardo de Camargo - IAG/USP
  2. Prof. Dr. Pedro Leite da Silva Dias - IAG/USP - por videoconferência
  3. Dr. José Antonio Moreira Lima – COPPE/UFRJ - por videoconferência
  4. Prof. Dr. Rodrigo Alonso Hauser – UDELAR/Uruguai - por videoconferência
  5. Dra. Carolina Barnez Gramcianinov - Hereon/Alemanha - por videoconferência

Este trabalho apresenta um estudo de avaliação das condições médias e extremas de ondas na porção oeste do Oceano Atlântico Sul utilizando o modelo WAVEWATCH III (WW3) submetido à forçantes atmosféricas derivadas de regionalizações climáticas com os modelos RegCM4 e WRF, os quais foram aninhados nos modelos climáticos globais HadGEM2-ES e MPI-ESM-MR do CMIP5. O estudo relevou os potenciais efeitos das mudanças climáticas nos parâmetros de ondas que foram investigados através de projeções de clima futuro, considerando o cenário de aquecimento RCP8.5 do IPCC. Para alcançar o objetivo principal, foram estabelecidas diversas etapas, incluindo a implementação de um sistema de modelagem de ondas usando o modelo WW3, calibração do modelo de ondas para todas as forçantes de vento, obtenção do clima presente das ondas através de simulações com forçantes atmosféricas regionalizadas por reanálise, e avaliação do impacto dos métodos de correção de viés aplicados aos campos de vento na simulação de ondas. Simulações subsequentes foram realizadas com base em projeções do clima presente e futuro, onde tendências e mudanças de regime foram identificadas ao longo de todo o período de simulação. A pesquisa identificou tendências e mudanças de regime estatisticamente significativas nas condições extremas de ondas ao longo da costa brasileira, com algumas regiões experimentando aumentos enquanto outras registraram diminuições na altura e período das ondas. Uma das descobertas mais significativas foi a identificação de uma tendência de aumento nas condições extremas especialmente ao sul de 50°S. Essa tendência foi consistente tanto no futuro próximo quanto no futuro distante, sugerindo um impacto contínuo e duradouro das mudanças climáticas nessas regiões.

Palavras-chave: extremos de onda, modelagem de onda, WW3, modelagem climática regional, projeções climáticas