Por dentro da Geofísica: Imageando a resistividade no interior da Terra a partir de tempestades elétricas e do vento solar

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

A palestra será apresentada pelo Dr. Gabriel Dragone (IAG/USP).

Resumo: Neste seminário, falarei um pouco sobre o método Magnetotelúrico, uma técnica eletromagnética passiva que permite o imageamento da distribuição da condutividade elétrica no interior da Terra desde dezenas de metros até centenas de quilômetros de profundidade. O método usa as oscilações naturais do campo geomagnético como fonte de sinal para a indução eletromagnética, as quais se devem à ocorrência de tempestades elétricas na atmosfera e às interações do vento solar com a magnetosfera. O método é utilizado tanto na indústria (minério, potencial geotérmico, óleo e gás), quanto na academia, englobando desde estudos rasos em bacias sedimentares e aquíferos, por exemplo, até estudos tectônicos de escala litosférica.

– Geofísico, pós-doc no IAG/USP. Tem graduação (2010), mestrado (2013) e doutorado (2018) em Geofísica pelo IAG-USP, com um período sanduíche na Universidad Nacional de San Juan (UNSJ), Argentina. No doutorado, especializou-se em gravimetria e no método magnetotelúrico, sob orientação do Prof. Dr. Mauricio Bologna e co-orientação da Profa. Dra. Naomi Ussami. Seus estudos se concentram na Bacia do Paraná e nas regiões vizinhas, como a Bacia do Chaco-Paraná, os crátons do Rio Apa e Rio de la Plata, e a faixa Paraguai. Atualmente trabalha principalmente com aquisição, processamento e inversões bi e tridimensional de dados MT nessas áreas, com foco na interpretação tectônica em estudos de escala litosférica.

Transmissão: https://www.youtube.com/@PorDentroDaGeofisica

– O “Por dentro da geofísica” é um evento voltado para alunos de graduação e pós-graduação da área de Ciências Exatas e da Terra. São palestras semanais curtas, realizadas todas as terças-feiras, ao meio-dia.