Por dentro da Geofísica: Inversão de Dados em Geofísica e Tomografia Sísmica

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

A palestra será apresentada pela Me. Lais Rodrigues.

Resumo: A inversão de dados é uma ferramenta matemática que nos permite obter informações sobre os parâmetros de um determinado modelo físico a partir de um conjunto de observações. Trabalhar com problemas inversos apresenta algumas dificuldades como a não unicidade e instabilidade numérica do problema. Abordarei aqui, superficialmente, como tentar contornar tais questões e expor o seu importante papel dentro da ciência. O objetivo desta palestra é mostrar exemplos de aplicação da inversão de dados em algumas áreas da geofísica e explorar mais a fundo como esta ferramenta nos permite desenvolver a tomografia sísmica.

Sobre a palestrante: Sou graduada (2019) e mestra (2023) em Geofísica pelo IAG e atualmente estou no primeiro ano de doutorado na mesma instituição. A minha área de concentração desde 2019 é a sismologia com foco em tomografia sísmica.

Transmissão: https://www.youtube.com/@PorDentroDaGeofisica

– O “Por dentro da geofísica” é um evento voltado para alunos de graduação e pós-graduação da área de Ciências Exatas e da Terra. São palestras semanais curtas, realizadas todas as terças-feiras, ao meio-dia.