Por dentro da Geofísica: Cinco terremotos que mexeram com o Brasil - CANCELADO

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

EVENTO CANCELADO DEVIDO AO PONTO FACULTATIVO.

A palestra será apresentada pelo Prof. Dr. George Sand França (IAG/USP).

Resumo: Em uma análise dos cinco terremotos mais significativos que ocorreram no Brasil, destacando suas prováveis causas, efeitos e implicações para a segurança sísmica no país. Exploraremos as características tectônicas desses eventos, as lições aprendidas e como eles moldaram as políticas de preparação e resposta a terremotos no contexto brasileiro.

Sobre o palestrante: Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996), mestrado em Geodinâmica e Geofísica na mesma instituição (1999), Doutor em Geofísica pela Universidade de São Paulo (2003) e realizou um pós-doutorado na University of Arizona (2013-2014). Entre 2006 e 2023, foi Professor na UnB. Atualmente, ocupa a posição de professor titular na Universidade de São Paulo. Área de pesquisa em Geociências, com ênfase em Sismologia, abordando temas como Educação em Geociências/Sismologia, Estrutura da Terra, Sismicidade desencadeada por reservatório e eventos naturais, além de Estatística de Terremoto.

Transmissão: https://www.youtube.com/@PorDentroDaGeofisica

– O “Por dentro da geofísica” é um evento voltado para alunos de graduação e pós-graduação da área de Ciências Exatas e da Terra. São palestras semanais curtas, realizadas todas as terças-feiras, ao meio-dia.