Por dentro da Geofísica: Campos magnéticos, de escala microscópica a continental

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

A palestra será apresentada pelo Prof. Dr. Leonardo Uieda (IAG/USP).

Resumo: Os campos magnético e gravitacional da Terra nos fornecem uma janela para a estrutura interna da crosta terrestre. Através dos pequenos distúrbios que observamos nesses campos, somos capazes de inferir variações na densidade e magnetização da crosta. Por sua vez, essas variações estão associadas a bacias sedimentares, recursos minerais e geotermais, fluxo de calor, espessura da crosta, entre outros. Nessa palestra, brevemente resumirei minha trajetória na geofísica e no estudo do campo gravitacional e magnético da Terra. Em seguida, irei descrever os temas de pesquisa que tenho abordado recentemente utiulizando dados do campo magnético: 1) em escala microscópica, mesclando a geofísica aplicada com o paleomagnetismo através da miscoscopia magnética; 2) em escala continental, aprimorando as formas de estimar o fluxo de calor geotermal da Antárctica através de dados aeromagnéticos.

Sobre o palestrante:

Transmissão: https://www.youtube.com/@PorDentroDaGeofisica

– O “Por dentro da geofísica” é um evento voltado para alunos de graduação e pós-graduação da área de Ciências Exatas e da Terra. São palestras semanais curtas, realizadas todas as terças-feiras, ao meio-dia.