Palestra: O efeito da vegetação na regulação da temperatura do ar em áreas urbanas (USP 60+)

Aud. P-218 – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Neste mês de agosto, o ciclo de palestras "Meteorologia e Mudanças Climáticas" terá como tema "O efeito da vegetação na regulação da temperatura do ar em áreas urbanas". A apresentação é de Leonardo Domingues (pós-doc do Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG/USP)

Resumo: O aumento da temperatura do ar vem sendo amplamente estudado e difundido pelos cientistas ao longo das últimas décadas como resposta às maiores concentrações de gases do efeito estufa na atmosfera. Medidas que visam reduzir ou até mesmo zerar a emissão desses gases são fundamentais como forma de mitigação do problema. Entretanto, as áreas urbanizadas, que são especialmente relevantes por abrigar a maior parte da população, precisam também de estratégias de adaptação ao aumento de temperatura. É neste contexto que as áreas verdes podem ser implementadas como forma de solução baseada na natureza. Essa apresentação tem como objetivo revisar as tipologias e estratégias com áreas verdes urbanas (árvores, tetos verdes, praças, parques, entre outras) como ferramenta de adaptação às mudanças climáticas.

O ciclo de palestras "Meteorologia e Mudanças Climáticas" é realizado mensalmente pelo Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG, dentro do programa "USP 60+". Oferecimento presencial, com transmissão ao vivo pela internet e recebimento de perguntas via chat.

YouTube: https://www.youtube.com/c/DepartamentodeCiênciasAtmosféricasIAGUSP/live