O seminário do programa "Astronomia ao Meio-Dia" com o título "A Astrofísica de Altas Energias & Plasmas no Brasil e a Construção da Nova Geração de Observatórios de Raios-Gama" será apresentado pela Profa. Dra. Elisabete de Gouveia Dal Pino (IAG-USP).
Resumo:
O Grupo de Astrofísica de Plasmas e Altas Energias (GAPAE) do IAG-USP vem, há décadas, combinando teoria, observações e simulações numéricas magnetohidrodinâmicas (MHD) e de partículas para investigar os fenômenos mais energéticos do Universo. Atualmente, vivemos uma era única na Astrofísica de Altas Energias, marcada pelo advento de uma nova geração de observatórios de raios gama. O Brasil, por meio do IAG-USP, é o principal parceiro da Itália na construção do ASTRI Mini-Array, um arranjo de nove telescópios Cherenkov de 4 metros de diâmetro, que será inaugurado em Tenerife no final deste ano. Esse instrumento abrirá uma nova janela para o estudo das energias mais extremas do Universo, alcançando a faixa dos 100 teraelétron-volts (TeV) com uma resolução angular sem precedentes! O ASTRI Mini-Array é também o precursor do CTAO, um arranjo ainda mais ambicioso, que reunirá 66 telescópios Cherenkov distribuídos em dois sítios, no Hemisfério Norte (La Palma) e no Hemisfério Sul (Paranal, Chile). Além desses observatórios, participamos ainda da construção do SWGO, um arranjo de dezenas de tanques Cherenkov, que também desempenhará um papel estratégico na astronomia de raios gama no Hemisfério Sul. Enquanto o ASTRI Mini-Array e o CTAO se destacam por sua alta resolução angular, o SWGO oferecerá um amplo campo de visão tornando-se ideal para o monitoramento contínuo de fenômenos transientes e para uma cobertura mais extensa do céu. Em conjunto, essas infraestruturas formarão uma rede observacional complementar e altamente poderosa para explorar o universo de altas energias. Nesta palestra, descreverei os principais eventos mais energéticos do Universo, seus processos físicos e sua modelagem, além de apresentar o estado atual da construção dessa nova geração de observatórios de raios gama — ASTRI Mini-Array, CTAO e SWGO — que consolidam a participação pioneira do IAG-USP e do Brasil na astronomia multibanda do século XXI
Link da transmissão: https://www.youtube.com/astro12h/live
– O programa "Astronomia ao Meio-Dia" tem como objetivo a realização de palestras com linguagem acessível, direcionadas a estudantes de graduação. As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 12:00, no IAG/USP.
Anexo
| Anexo | Tamanho |
|---|---|
| 2026_AGA_12h_A4_vertical_Bete.pdf | 525.1 KB |