Bacharelado em Geofísica

IAG-USP

O Departamento de Geofísica oferece um Curso de Bacharelado em Geofísica com duração atual de 10 semestres. O curso foi implantado em 1984 visando formar bacharéis em Geofísica Básica ou Aplicada, para atuarem na pesquisa, nos estudos de Física da Terra Sólida, ou como profissionais em diversas áreas da Geofísica Aplicada, entre outras a exploração mineral, de petróleo e água, em levantamentos da estrutura do subsolo, na construção de grandes obras de engenharia e na avaliação de impacto ambiental. O Curso de Graduação foi reconhecido pelo MEC através da Portaria 326 de 18/05/89. Até o presente o curso formou 46 bacharéis em Geofísica e o número atual de matriculados é de 60 alunos. A carreira de Geofísico foi aprovada pelo CONFEA em reunião realizada nos dias 03 e 04/04/95 e seu reconhecimento pelo CREA, foi solicitado através da Reitoria da USP, Processo nº. 88.26540.1.0.

A estrutura curricular do Curso de Graduação compreende, atualmente, um ciclo básico de dois anos onde são ministradas disciplinas de Física, Matemática, Química e Computação sob a responsabilidade de outras unidades da USP, além de três disciplinas introdutórias de Geofísica, a cargo do Departamento de Geofísica, e três disciplinas básicas de Geologia, a cargo do Instituto de Geociências. A partir do 3º. ano, o aluno passa a cursar as disciplinas específicas de Física da Terra Sólida, onde são introduzidos os aspectos fundamentais dos processos físicos que ocorrem na Terra, as disciplinas de Geofísica Aplicada, onde são apresentados os fundamentos teóricos e práticos dos métodos sísmicos, magnético, gravimétrico, elétrico e eletromagnético, radiométrico e perfilagem de poços. Em associação a essas disciplinas, os alunos recebem também formação em Instrumentação Geofísica.

No último ano do curso o aluno elabora um trabalho de graduação dentro da área de interesse, sob a orientação de um docente. Este trabalho, em nível de Iniciação Científica, geralmente envolve a coleta, processamento e interpretação de dados geofísicos. Dependendo da área de interesse, o aluno pode incluir em seu histórico disciplinas optativas voltadas para diferentes aspectos da Geofísica da Terra Sólida, Geofísica Aplicada e Ambiental. Estágios em outras instituições de ensino ou empresas são estimulados.