Bacharelado em Meteorologia

 

O Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG/USP responsável pelo Curso de Bacharelado em Meteorologia, desenvolve pesquisas em cinco áreas principais: dinâmica e estudos diagnósticos de grande e meso-escala e de interação entre escalas, incluindo modelagem numérica do tempo e clima; sensoriamento remoto da atmosfera através do uso de radares e satélites meteorológicos para o estudo da precipitação e das propriedades radiativas da atmosfera. Sensoriamento remoto aplicado ao monitoramento bioclimático, da produção agrícola e recursos naturais; poluição atmosférica: física dos aerossóis atmosféricos, identificação de fontes e processos de remoção seca e úmida; micrometeorologia, dinâmica da camada limite planetária, modelagem numérica de turbulência atmosférica e aplicações à dispersão de poluentes atmosféricos; radiação atmosférica, cálculo teórico e determinação experimental das componentes do balanço de radiação, impacto do aerossol e do vapor d’água.

Como apoio a essas atividades de pesquisa são executadas campanhas de medidas experimentais das quais participam alunos de Graduação e de Pós-Graduação, juntamente com o corpo docente e técnico.

O Departamento de Ciências Atmosféricas tem oferecido regularmente vagas para alunos interessados em executar pesquisa com Bolsa de Iniciação Científica ao mesmo tempo que encoraja os estágios em entidades operacionais, bem como monitoria em disciplinas do curso. Como regra geral o aluno deve estar no 4º semestre letivo na época de solicitação de estágio, tanto no Departamento como fora.

Para solicitar o estágio junto ao Departamento de Ciências Atmosféricas o aluno deve dirigir-se diretamente ao professor com quem gostaria de trabalhar. O critério de aceite é baseado no exame do histórico escolar e em eventuais recomendações feitas por outro(s) professor(es). No caso de monitoria, o aluno deve inscrever-se em época regularmente divulgada e deve já ter cursado com bom aproveitamento a disciplina da qual deseja ser monitor. A escolha é feita como no caso da bolsa de Iniciação Científica. O Departamento de Ciências Atmosféricas divulga regularmente avisos de entidades externas, ligadas a área de Meteorologia, a respeito de estágios para alunos de Graduação e a respeito de vagas para recém-formados.