TORNADOS

A palavra tornado veio da palavra espanhola Tornada, que significa tempestade. Um tornado sobre a água é denominado tromba d'água. Tornados geralmente tem um tempo de vida de alguns minutos e raramente duram mais do que uma hora. Tornados são ventos ciclônicos que giram com uma velocidade muito grande em volta de um centro de baixa pressão. São menores que os furacões e seu tempo de vida também. Um tornado pode ter uma largura tanto menor do que 100 pés, quanto maior do que 1,5 milhas. Os menores tornados são denominados mínimos e os maiores máximos. Um mínimo irá durar não mais do que alguns minutos, deslocar-se uma milha e ter ventos com velocidade de 100 milhas por hora. Um máximo pode deslocar-se 200 milhas ou mais, durar até 3 horas e ter ventos com velocidade superior a 250 milhas por hora.

O tornado percorre um caminho muito irregular. Quando o funel toca o solo, ele pode mover-se em linha reta ou descrever um trajeto sinuoso. Ele pode até duplicar-se, pular lugares ou formar funís mútiplos. A maioria dos tornados do Hemisfério Norte deslocam-se do sudoeste para o nordeste e possuem rotação em sentido anti-horário. No Hemisfério Sul, os tornados possuem rotação horária.

Foto de um tornado

Assim como os terremotos possuem a Escala Mercalli para medir sua intensidade, os tornados possuem a "Fujita-Pearson Tornado Intensity Scale", ou seja uma escala usada pelos meteorologistas para medir a intensidade dos ventos de um tornado. Essa escala foi nomeada em homenagem aos dois homens que a desenvolveram: Dr. Theodore Fujita e Allan Pearson, diretores do Centro de Previsão de Tempo de Kansas City, nos EUA.

A escala Fujita (mais comumente denominada assim) está representada na tabela abaixo:

Classificação

Velocidade do Vento(mph)

Danos

F0

72

Leve

F1

73-112

Moderado

F2

113-157

Considerável

F3

158-206

Severo

F4

207-260

Devastador

F5

260-319

Inacreditável

F6

319-379

Assombroso