O Brasil novamente no espaço com o satélite PLATO 2.0: PLAnetary Transits and Oscillations of stars

Auditório IAG, bloco G (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Eduardo Janot Pacheco (IAG/USP, Comitê PLATO-BRASIL)

Após vários anos de descobertas de exoplanetas por várias técnicas de solo e com satélites de trânsito, conhece-se hoje quase dois mil deles e existe um grande numero de candidatos à espera de confirmação. As pesquisas na área vem se concentrando na procura de planetas parecidos com a Terra, os mais interessantes do ponto de vista da astrobiologia. O satélite PLATO foi aprovado recentemente pela ESA, e a missão se concentrará, pela primeira vez, na procura de planetas rochosos semelhantes à Terra, situados nas zonas habitáveis de estrelas de tipo do Sol. Nenhum planeta desse tipo foi encontrado até agora e PLATO fará o trabalho pioneiro de descobri-los e caracterizá-los, bem como às suas estrelas centrais. O consórcio da missão é liderado pela Dra. Heike Rauer, agência espacial alemã e do Institute of Planetary Studies de Berlin, e o Brasil participa do experimento juntamente com 12 países europeus. PLATO medirá com precisão inédita os tamanhos, massas e idades dos sistemas planetários que descobrir, o que permitirá comparações detalhadas com nosso Sistema Solar. Além disso, PLATO realizará estudos inéditos em vários ramos da astrofísica estelar e galáctica. Neste seminário, apresentaremos detalhes de vários aspectos do novo satélite.