Research at the Department of Astronomy

Astronomy research at IAG comprehends both observational projects and the development of theoretical and numerical models, studying a wide range of phenomena encompassing from the Solar System  to the large scale structures of the Universe, including stars, the interestellar medium, the Milky Way and other galaxies, and galaxy clusters.

These are the active laboratories and ongoing research projects at IAG's Department of Astronomy.

Research Projects

ASTRI Mini-Array

ASTRI Mini-Array é um Precursor do Cherenkov Telescope Array (CTA) que terá 9 telescópios Cherenkov para o estudo dos eventos

CTA

O Cherenkov Telescope Array (CTA) será o maior observatório de Raios Gama do mundo que revelará o Universo não-térmico nas energias mais extremas.

Saiba mais

Espectroscopia de alta precisão: das primeiras estrelas aos planetas

Esta pesquisa utiliza a espectroscopia de alta precisão para obter caracterizações de abundâncias químicas em estrelas gêmeas de metalicidade solar e determinar suas massas e idades.

Saiba mais

Grande Arranjo Milimétrico Latino-Americano (Large Latin American Millimeter Array – LLAMA)

O Grande Arranjo Milimétrico Latino-Americano (LLAMA) é um empreendimento científico e tecnológico brasileiro e argentino cujo objetivo é a instalação e operação de um Rádio Observatório nos Andes

Mosaic: the multi-object spectrograph for the ESO Extremely Large Telescope

O MOSAIC é um espectrógrafo multi-objeto em desenvolvimento para o  Extremely Large Telescope (ELT), do ESO.

Saiba mais

PLATO (PLAnetary Transits and Oscillation of stars)

O PLATO é um projeto coordenado pela ESA, a Agência Espacial Europeia que tem o objetivo de identificar e estudar sistemas planetários extrassolares, com ênfase em planetas do tipo terrestre locali

Populações estelares na Via Láctea

O principal objetivo deste projeto é estudar as populações estelares e a estrutura da Via Láctea, para melhor entender sua formação e evolução.

Saiba mais

Southern Photometric Local Universe Survey (S-PLUS)

O survey S-PLUS (Southern Photometric Local Universe Survey) realiza o mapeamento de 9300 graus quadrados da esfera celeste em doze bandas ópticas, para obter dados para uma comunidade de mais de 1

Saiba mais

Telescópio Gigante Magalhães (Giant Magellan Telescope – GMT)

O Telescópio Gigante Magalhães (GMT) fará parte da próxima geração de telescópios gigantes terrestres que promete revolucionar nossa visão e compreensão do Universo.

Saiba mais

Research Support Centers (NAPs)

LABCosmos

O Núcleo de Estudos do Cosmos – LabCosmos foi criado em 2012 como um dos Núcleos de Apoio à Pesquisa da USP (NAPs).

NAP/Astrobio

O Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia – NAP/Astrobio foi criado em 2011 como um dos Núcleos de Apoio à Pesquisa da USP (NAPs).

NARA

O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Radioastronomia – NARA foi criado em 2011 como um dos Núcleos de Apoio à Pesquisa da USP (NAPs).

Laboratories and Research Groups

Astrobiologia

A Astrobiologia é uma área recente de pesquisa científica que estuda a vida no Universo, em conexão com o ambiente astronômico: sua origem, distribuição, evolução e futuro.

Astrofísica do Meio Interestelar

Estudo do material interestelar na Galáxia e em outros sistemas estelares, envoltórios estendidos e implicações sobre a estrutura galáctica.

Astrofísica do Sistema Solar

Estudam-se fenômenos da atmosfera solar, de planetas e satélites, e cometas.

Astrofísica Estelar

Trata-se de uma linha de pesquisa muito abrangente, envolvendo: evolução estelar, populações estelares do halo, bojo e disco da Galáxia e em outras galáxias, aglomerados de estrelas, estrelas pré-s

Astronomia de Posição e Mecânica Celeste

Esta linha de pesquisa compreende duas sub-áreas: (i) Astronomia Fundamental, visando a localização espacial de corpos do Sistema Solar, estrelas e objetos extragalácticos.

Astronomia Extragaláctica

Esta linha de pesquisa abrange três sub-áreas principais: (i) Galáxias, que se classificam como normais e ativas.

Saiba mais

Centro de Processamento de Dados (CPD)

Este Laboratório surgiu em 2012 com o nome de “Laboratório de Astroinformática”, após a instalação do supercomputador ICE (um cluster, ou seja, um aglomerado de computadores), adquirido com o apoio

CPD - Centro de Processamento de Dados

Este EMU tem por objetivo disponibilizar computação de alto desempenho para todos os pesquisadores e alunos do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG).

Ensino de Astronomia

O objetivo desta linha é contribuir na formação de professores multiplicadores e difusores dos conhecimentos envolvendo as áreas de Astronomia e Cosmologia.

GAPAE Grupo de Astrofísica de Plasmas e Altas Energias

A matéria visível no Universo está predominantemente no estado de plasma, ou seja, é composta de gás magnetizado e ionizado.

Instrumentação Astronômica

Desenvolvimento de instrumentos para a Astronomia, tanto óptica e infravermelha, quanto para radioastronomia.

Laboratório de Astrobiologia

O Laboratório de Astrobiologia, chamado AstroLab, surgiu do esforço conjunto de pesquisadores de diferentes áreas, interessados na pesquisa e no ensino de Astrobiologia.

Laboratório de Eletrônica e Radiofrequência

O Laboratório de Eletrônica e Radiofrequência faz parte do sistema de laboratórios integrados de instrumentação científica do IAG.

Laboratório de Óptica Adaptativa

O Laboratório de Óptica Adaptativa faz parte do sistema de laboratórios integrados de instrumentação científica do IAG.