Transformando Nosso Mundo:
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, buscando fortalecer a paz universal com mais liberdade e reconhecendo que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.
Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, implementarão este plano que a ONU propôs em 2015 para tomar medidas ousadas e transformadoras que são urgentemente necessárias para direcionar o mundo para um caminho sustentável e resiliente.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas demonstram a escala e a ambição desta nova Agenda universal. Eles buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
É dentro deste contexto que se formam três grupos de trabalho ligados aos ODS dentro do IAG: um para o tratamento e destinação de resíduos sólidos, outro para o estabelecimento de jardins e hortas coletivas, e este para a divulgação dos ODS e de como o Instituto lida com os objetivos postos. Se nos permitirmos uma licença científica, podemos entender o IAG como um Instituto geocêntrico. Tomando a Terra como ponto de referência, o IAG é composto por três Departamentos em que cada um coloca seu olhar em uma direção diferente com relação a ela. O Departamento de Geofísica se ocupa em estudar o interior da Terra, desde sua superfície até o núcleo; o de Meteorologia se ocupa em estudar desde a troposfera, a camada da atmosfera em contato com a superfície, até a exosfera, onde moléculas começam a se perder para o espaço; o de Astronomia se ocupa em estudar da Terra em diante. Não é difícil, portanto, imaginarmos a importância do Instituto no que tange às ODS. Mas imaginar é uma coisa, e pensarmos crítica e objetivamente qual o contato entre os ODS e essas áreas do conhecimento é outra, e é esse o papel desse grupo de trabalho.
Contato: ods@iag.usp.br
Confira a entrevista realizada com Beatriz Zanon, que traz em seu mestrado o trabalho de resgatar histórias de cientistas mulheres nas áreas de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas.
Você pode conferir a página sobre a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas no Brasil clicando aqui.
Você pode registrar suas iniciativas no âmbito do IAG-USP que se conectem com os (ODS) por meio deste formulário!
A USP é a universidade brasileira mais comprometida com objetivos sustentáveis segundo o ranking THE University Impact. Confira matéria completa no Jornal da USP.