Iniciação Científica e Tecnológica

Estudantes dos cursos de graduação podem ter sua primeira experiência do método científico desenvolvendo um projeto de pesquisa dentro do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (IC) da Universidade de São Paulo. O objetivo deste programa é integrar o aluno em um grupo de pesquisa, onde participará de um projeto e receberá ensinamentos sobre o método científico e o tema de pesquisa.

A IC é uma oportunidade para desenvolver, ainda na graduação, pesquisas acadêmicas supervisionadas por docente ou pesquisador(a) de pós-doutorado. Para realizar a IC, o aluno deve contatar um professor de sua área de interesse.

O Programa é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/USP) com o objetivo de desenvolver o pensamento científico dos estudantes de graduação, além de iniciá-los na pesquisa científica, e é regido pela Resolução CoPq 7236/2016.

Ingresso

Para participar do Programa, estudantes devem identificar linhas de pesquisa de seu interesse e buscar nessas linhas docentes ou pesquisadores(as) de pós-doutorado que tenham disponibilidade para orientar um projeto.

O cadastro das solicitações é feito pelo orientador no sistema Atena no prazo estabelecido e a Comissão de Pesquisa avalia e classifica as solicitações para a Pró-Reitoria, para avaliação final e implementação de bolsas, quando houver.

Bolsas

O Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP distribui bolsas mensais (PIBIC e PIBITI), durante um período de 12 meses. A seleção é feita anualmente, de acordo com edital e cronograma divulgados regularmente no site da PRPI. O valor da bolsa é estabelecido no respectivo edital.

A pesquisa de Iniciação Científica também pode ser financiada por outras fontes de recursos. Agências de fomento como FAPESP, CNPq, entre outras, podem ser contatadas diretamente. Todas as bolsas são solicitadas pelos orientadores, que podem ser docentes ou pesquisadores da USP.

A pesquisa de Iniciação Científica e Tecnológica também pode ser realizada sem bolsa.

Encerramento

Para receber atestado de conclusão do Programa, é necessário cumprir a carga horária mínima de 480 horas de atividades, que devem ser registradas mensalmente pelo(a) estudante no Portal de Serviços da USP, no menu Pesquisa (sistema Atena). Também é necessário apresentar relatórios semestrais de pesquisa. Os relatórios são submetidos no sistema pelo(a) orientador(a), sendo então avaliados pela Comissão de Pesquisa.

Ao final do projeto de pesquisa, o(a) estudante deve apresentar seus resultados no Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica da USP, realizado em duas fases.

 

Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica (SIICUSP)

Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) é realizado todos os anos com a finalidade de promover a pesquisa feita por nossos jovens cientistas, dando-lhes a oportunidade de apresentar seu trabalho aos colegas e à comunidade, além de lhes proporcionar experiência para participação em outros eventos científicos.

A primeira fase do SIICUSP é realizada localmente no IAG. Estudantes com os trabalhos mais bem avaliados são indicados para participarem da etapa internacional, na qual podem concorrer a premiações.