Bacharelado em Meteorologia

O meteorologista analisa e processa dados para elaborar a previsão meteorológica para divulgação ao público ou para empresas que atuam em setores como agricultura e transportes, por exemplo. Também atua na área ambiental, envolvendo assuntos como poluição e mudanças climáticas, e no desenvolvimento de instrumentos meteorológicos.

O que é Meteorologia

Meteorologistas estudam a previsão do tempo, mas este é apenas uma de muitas áreas de atuação. A Meteorologia também investiga fenômenos como poluição atmosférica, eletricidade atmosférica, recursos hídricos e mudanças climáticas. Há interfaces com química, oceanografia, meio-ambiente, agricultura e saúde, entre muitos outros.

Como é o curso

O aluno tem contato desde os primeiros semestres com disciplinas da área de Ciências Atmosféricas, assim como Matemática, Computação e, mais tarde, Física. As aulas são oferecidas no próprio IAG e também em outras unidades da USP, como o Instituto de Física, o Instituto de Matemática e Estatística e o Instituto Oceanográfico.

As aulas do curso de Meteorologia são oferecidas no período diurno. Além das disciplinas obrigatórias, o aluno também deve cursar disciplinas optativas, cujo horário de oferecimento pode variar. Também são desenvolvidas atividades práticas em laboratórios e na Estação Meteorológica do IAG.

Estudantes do Bacharelado em Meteorologia têm a oportunidade de participar do Programa de Tutoria Acadêmica-Científica, que oferece acompanhamento para conheçam melhor as características do seu curso, da profissão e da pesquisa na área.

O curso tem duração ideal de dez semestres e deve ser concluído em no máximo 16 semestres.

Perspectivas e mercado de trabalho

As Ciências Atmosféricas têm sido cada vez mais valorizadas na sociedade devido a questões regionais (previsão do tempo e qualidade do ar) e questões globais (alterações climáticas, poluição atmosférica, aquecimento global, buraco da camada de ozônio). Os estudantes de Meteorologia no IAG recebem formação versátil, englobando diversas áreas de atuação como Recursos Hídricos, a Agrometeorologia e a Modelagem Atmosférica.

Alguns dos profissionais formados em Meteorologia pelo IAG atuam em empresas de TI e do mercado financeiro, aplicando conhecimentos adquiridos durante o curso em computação, simulação e tomada de decisão.

No Brasil, o exercício da profissão de meteorologista é regulamentado pela Lei Federal Nº 6.835, de 14 de outubro de 1980.
 

Anexo Tamanho
Catálogo do Bacharelado em Meteorologia (2023) - 2º semestre 1.21 MB
Anexo Tamanho
Projeto Pedagógico do Bacharelado em Meteorologia (2022) 209.85 KB

Duração ideal

10 semestres

Período

Diurno

Vagas

30 por ano

prova

Vestibular e ingresso

Saiba mais
Estudantes na praça do relógio - foto: Marcos Santos/USP Imagens

Estudantes regulares

Saiba mais
Estudantes caminham sobre chão coberto de pétalas no campus (crédito: Marcos Santos/USP Imagens)

Permanência estudantil e oportunidades

Saiba mais