Observatório Abrahão de Moraes

O Observatório Abrahão de Moraes, com sede em uma área de, aproximadamente, 450 mil m2 no município de Valinhos-SP e acesso por Vinhedo-SP, é um laboratório científico pertencente ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo.

Com a degradação da qualidade do céu para observações astronômicas, aos poucos o Observatório abriu suas portas à divulgação científica, sendo esta sua principal atividade nos dias de hoje.

A difusão do conhecimento se dá através de contatos diretos com o público nas visitações diurnas, bastante frequentes, nas noites de observações mensais, ambas com agendamento prévio (19-3856-5400) e ainda nos eventos esporádicos como “Portas abertas” e “Férias com mais estrelas” além de palestras.

Desde 2008 são recebidos milhares de visitantes por ano, incluindo estudantes do Departamento de Astronomia do IAG-USP. Durante o dia, visita-se os vários instrumentos astronômicos existentes e durante à noite, um final de semana por mês, o público pode observar o céu através dos telescópios Prometeu e Asterix. Conta ainda com o telescópio Argus operado remotamente por escolas de todo o país e com o Círculo Meridiano, a principal atração nas visitações.

Como laboratório científico o Observatório abriga uma estação sismográfica, parte da rede sismográfica do Brasil, e um telescópio Obelix destinado a realizar observações de satélites e de restos de satélites artificiais em colaboração com o Observatório de Xangai na China. Abriga também, uma estação meteorológica automática para medidas de variáveis hidro meteorológicas, uma estação gravimétrica que faz parte da Rede Nacional de Estações Gravimétricas Absolutas (RENEGA) e uma estação geodésica que integra o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB)."

Conheça o Observatório Abrahão de Moraes no site: http://www.observatorio.iag.usp.br/

Novidades

Eventos