Doutorado: Magnetismo de plútons cambrianos do orógeno Araçuaí, colapso orogênico e paleogeografia do Gondwana Ocidental

Transmissão online

Defesa de tese de doutorado
Aluno: Filipe Altoé Temporim
Programa: Geofísica
Título: Magnetismo de plútons cambrianos do orógeno Araçuaí, colapso orogênico e paleogeografia do Gondwana Ocidental
Orientador : Prof. Dr. Ricardo Ivan Ferreira da Trindade

Comissão Julgadora:
1- Prof. Dr. Ricardo Ivan Ferreira da Trindade - IAG/USP - por videoconferência
2- Prof. Dr. Manoel Souza D’Agrella Filho - IAG/USP - por videoconferência
3- Prof. Dr. Elder Yokoyama - IGc/UnB - por videoconferência
4- Prof. Dr. Tiago Amâncio Novo – IGc/UFMG - por videoconferência
5- Prof. Dr. Augusto Ernesto Rapalini - Instituto de Geociencias Básicas, Aplicadas y Ambientales de Buenos Aires/UBA - por videoconferência

A distribuição latitudinal de massas continentais e cadeias de montanhas é um elemento chave na reconstrução paleoambiental durante o Ediacarano-Cambriano. Além da latitude imprecisa dos blocos para este intervalo de tempo, a idade e a evolução das cadeias de montanhas também não são bem determinadas ao longo da maior parte dos cinturões Brasiliano-Panafricanos. A Província da Mantiqueira, com aproximadamente 3.000 km de extensão, oferece uma rara oportunidade para estudar a fase de colapso gravitacional de um orógeno quente em diferentes níveis crustais. Esta tese começa a estabelecer uma estrutura para estudos do comportamento reológico em diferentes níveis crustais do orógeno Araçuaí (OA, porção norte da Província Mantiqueira), e reconstruções paleogeográficas do Gondwana utilizando paleomagnetismo e outras técnicas combinadas em plutons pós-orogênicos no OA. Primeiramente, um estudo detalhado de anisotropia de susceptibilidade magnética (ASM) revelou uma trama magnética de rochas contemporâneas (~ 500 Ma), em intrusões pós-colisionais, registrando diferentes padrões de fluxo interno. Na porção sul, intrusões profundas com forma elipsoidal mostram padrões concêntricos de tramas magnéticas que cortam a foliação regional de tendência NE-SW. Em contraste, as intrusões da porção norte, expostas como seções superiores de forma alongada a irregular de corpos de tamanho de batólito, colocadas na crosta rasa a média, mostram tramas magnéticas de tendência NS, aproximadamente paralelas ao strike do orógeno e da foliação regional. Este padrão contrastante reflete o comportamento reológico diferente ao longo de um perfil de escala crustal desde as raízes da intrusão no sul, cuja deformação é desacoplada da crosta circundante, até sua cúpula que surge no norte, que é co-estruturada com as rochas encaixantes na crosta média a rasa. Por fim, foi realizada uma análise paleomagnética dos plútons pós-colisionais Santa Angélica (SA) e Venda Nova (VN) (~ 500 Ma) da porção sul do OA. O pólo combinado SAVN (4,7 ° N, 332,2 ° E, N = 35, A95 = 4,06 e K = 68,82) corresponde ao setor Furongiano do final do Cambriano do APWP do Gondwana, que é quase totalmente dominado pelos resultados do Gondwana Oriental, portanto fornecendo uma nova restrição crítica para o bloco Congo-São Francisco no núcleo do Gondwana Ocidental. O corpo de pesquisa apresentado nesta tese oferece muitos desafios para futuros pesquisadores, ao mesmo tempo em que destaca que o magnetismo de rochas deve ser uma ferramenta útil para pesquisadores interessados na colocação de magma e reconstruções paleogeográficas.
Palavras-chave: Fábrica magnética, Gondwana Ocidental, orógeno Araçuaí, Geocronologia