Mestrado: Aplicativo de integração entre o Departamento de Astronomia do IAG e a sociedade: Estelar

Transmissão online

Aluno: Henrique Lima do Nascimento
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: “Aplicativo de integração entre o Departamento de Astronomia do IAG e a sociedade: Estelar”

Comissão Julgadora:
Prof. Dr. Roberto D.D. Costa - IAG/ USP (orientador) - por videoconferência
Prof. Dr. Reinaldo Santos de Lima - IAG/ USP - por videoconferência
Prof. Dr. Pieter Westera - CCHN/UFABC - por videoconferência

Resumo:
Sendo uma das mais antigas ciências, a astronomia moderna requer inúmeros aparatos tecnológicos para o seu desenvolvimento. Nos dias atuais, as tecnologias utilizadas no estudo da astronomia estão ligadas diretamente a setores como a Tecnologia da Informação e a Engenharia. Esse projeto desenvolve um aplicativo mobile que permite integrar o Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG com a sociedade. O aplicativo foi desenvolvido através de ferramentas disponíveis em uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos, podendo ser acrescido conteúdos através de outros meios de programação. Compatível com os sistemas operacionais Android, iOS e Windows, o aplicativo proposto poderá ser utilizado na maioria dos celulares, tablets e computadores disponíveis no mercado.
Palavras-chaves: Astronomia. Divulgação. Desenvolvimento de Aplicativo. Universo.