Mestrado: CRIANDO NOVAS POSSIBILIDADES NO ENSINO DA ASTRONOMIA PARA A COMUNIDADE SURDA DO BRASIL

Data

Horário de início

09:00

Local

Auditório ADM-210 – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Defesa de dissertação de mestrado
Estudante: Bruno Rocha Xavier
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: “CRIANDO NOVAS POSSIBILIDADES NO ENSINO DA ASTRONOMIA PARA A COMUNIDADE SURDA DO BRASIL”
Orientador: Profa. Dra. Elysandra Figueredo Cypriano - IAG/USP

Comissão Julgadora

Presidente da banca: Profa. Dra. Elysandra Figueredo Cypriano - IAG/USP

Banca examinadora:

  1. Profa. Dra. Elysandra Figueredo Cypriano – Orientadora - IAG/USP
  2. Prof. Dr. Roberto Dell'Aglio Dias da Costa – IAG/USP
  3. Profa. Dra. Beatriz Cavalheiro Critelli - UNIFESP
  4. Prof. Dr. Marcos Rincon Voelzke - UNICSUL

 

Resumo: O ensino de Astronomia para alunos surdos enfrenta sérias dificuldades. A começar pela limitação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que incorpora somente um pequeno número de sinais relativos ao vocabulário científico e astronômico, o mesmo acontecendo com relação a palavras do Português usadas com frequência pela Astronomia. Palavras como iluminada, superfície e densidade, por exemplo, não possuem sinal correspondente em Libras. Deste fato advém uma grande dificuldade de transmitir informações sobre os fenômenos dos astros. De um lado, há a falta de sinais em Libras e, de outro lado, é longínqua a perspectiva de melhorar essa carência de sinais, dada a natureza diferente de Libras (linguagem visual espacial) e do Português (linguagem oral). Contudo, observações em escolas especiais de surdos mostram que uma linha de ação com alto potencial para impactar positivamente no ensino e aprendizagem de Astronomia é o uso intensivo de recursos visuais didáticos, dirigidos e adaptados especialmente para os surdos. Esta dissertação faz uma jornada partindo da pesquisa sobre a presença da Astronomia nas línguas de sinais, entrevistando alunos surdos e seus professores (ensino fundamental e médio), analisando as principais dificuldades de aprendizado relatadas, até a construção de recursos visuais didáticos e planos de aula. Tudo tematizado em torno da Astronomia, pois acreditamos que ela, por sua própria expressão essencialmente visual, é uma porta-de-entrada importante para estimular o pensamento científico dos surdos e contribuir para seu melhor desenvolvimento educacional e futura inclusão social.

 

Palavras-chave: Astronomia; Libras; Surdo; Aprendizado; Educação.