Mestrado: Investigação rasa de sedimentos cenozoicos em Taubaté/SP empregando os métodos de sísmica de refração e reflexão

Data

Horário de início

14:00

Local

Transmissão online


Defesa de dissertação de mestrado
Aluno: Victor Coelho Pereira
Programa: Geofísica
Título: “Investigação rasa de sedimentos cenozoicos em Taubaté/SP empregando os métodos de sísmica de refração e reflexão”
Orientador: Prof. Dr. Renato Luiz Prado

Comissão Julgadora:
Prof. Dr. Renato Luiz Prado -IAG - por videoconferência
Prof. Dr. Claudio Riccomini - IGc/USP - por videoconferência
Prof. Dr. Otávio Coaracy Brasil Gandolfo - IPT/SP - por videoconferência
 
 
Resumo:
Os métodos sísmicos de reflexão e refração na investigação rasa são usualmente empregados no mapeamento de estruturas geológicas em contextos de obras de engenharia, estudos ambientais e prospecção mineral. Poucos trabalhos utilizam desses métodos em investigações de estruturas neotectônicas. Nesta pesquisa apresentamos os resultados obtidos com dados sísmicos de reflexão e refração adquiridos em local que possui indícios de ações neotectônicas. A área de estudos contém sedimentos Quaternários e Terciários da Bacia de Taubaté. Resultados obtidos a partir de dados sintéticos de reflexão permitem discutir as limitações com relação à resolução vertical necessária e a profundidade mínima de investigação levando-se em conta o conteúdo da frequência dominante. Como um desafio importante nesse tipo de pesquisa é o alcance da resolução vertical necessária para o mapeamento de pequenas estruturas, com dimensões de poucos metros, são apresentados estudos de aplicação da deconvolução spiking. Os resultados indicam que investigações sísmicas com a integração dos métodos de reflexão (seções empilhadas) e refração (tomografia) e modelagem de dados sintéticos podem contribuir em estudos da evolução neotectônica da área de estudos.
Palavras-chave: métodos sísmicos, atividade neotectônica, Bacia de Taubaté, deconvolução, deconvolução spiking.