Mestrado: A observação da Lua com instrumentos ópticos e o ensino de Astronomia: articulações entre a experimentação e a sala de aula

Data

Horário de início

14:00

Local

Sala 15 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)


Defesa de dissertação de mestrado
Aluno: Michel Pereira Campos Silva
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: A observação da Lua com instrumentos ópticos e o ensino de Astronomia: articulações entre a experimentação e a sala de aula

Comissão julgadora
Profa. Dra. Jane Cristina Gregorio Hetem – IAG/USP
Prof. Dr. Ramachrisna Teixeira – IAG/USP 
Prof. Dr. Sergio Scarano Junior – UFS/São Cristóvão-SE
 
Resumo
Um dos desafios do educador em ciências é usar aparatos tecnológicos junto aos seus conhecimentos e experiências vívidas, para despertar em seus estudantes novas experiências.
Contribuições para o enriquecimento das aulas de ciências exatas são necessárias e podem impulsionar o ensino de temas pouco privilegiados no dia-a-dia da sala de aula.
Como levar uma série de conhecimentos produzidos por pesquisadores para o cotidiano da sala de aula, visando melhorar a qualidade do ensino em ciências? A busca por uma resposta é o que nos motivou a desenvolver o presente trabalho, sendo necessário diminuir o grande abismo entre a academia e a sala de aula.
Temos como objeto motivador a Lua. Desenvolvemos materiais didáticos que darão sustentação à discussão de conceitos básicos de astronomia, no que se refere aos temas ligados direta ou indiretamente ao estudo da Lua e dos Telescópios através da experimentação.
O marco teórico da Transposição Didática (TD), desenvolvida e amplificada por Yves Chevallard, permite a articulação entre a experimentação e a sala de aula por meio da transformação de saberes apresentados na forma de roteiros didáticos estruturados de maneira a contemplar a integração entre os conceitos científicos e a história de seu desenvolvimento com atividades de experimentação.
A metodologia da TD aqui descrita se faz presente na forma de uma série de atividades práticas relacionadas com os temas “Crateramento Lunar” (Roteiro 1) e “Telescópios” (Roteiro 2).
O diálogo entre os conteúdos foi alcançado, de modo que as atividades propostas no primeiro roteiro didático abordavam conceitos básicos do sistema Sol-Terra-Lua (STL) e ao passo que elas foram sendo desenvolvidas chegamos ao final do segundo roteiro com temas contemporâneos da ciência, como a radiação eletromagnética e a astronomia espacial.
Portanto, a escolha do tema foi fundamental para que os roteiros correspondessem não apenas a atividades pedagógicas que teriam como obrigação atender aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), mas para a transposição de conhecimentos.
Após desenvolver este trabalho, notamos que a observação da Lua com instrumentos ópticos, através das atividades propostas, trará contribuições ao ensino de astronomia.
 
Palavras-chave: Lua, Telescópios, roteiros didáticos, transposição didática, ensino de astronomia.