Mestrado: Uma história da astronomia a partir dos avanços tecnológicos

Transmissão online

Aluno: Francisco Antonio de Azevedo Conte
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: “Uma história da astronomia a partir dos avanços tecnológicos”

1- Prof. Dr. Roberto Dell'Aglio Dias da Costa – MPEA-IAG/USP – por videoconferência
2- Prof. Dr. Alex Cavaliéri Carciofi – AGA-IAG/USP – por videoconferência
3- Prof. Dr. Anderson Caproni - Universidade Cruzeiro do Sul – por videoconferência

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um texto sobre a “Uma História da Astronomia a partir dos avanços tecnológicos”, evidenciando como a introdução de novos equipamentos ou técnicas, como o telescópio ou a espectroscopia, alavancaram a pesquisa e o conhecimento astronômicos. Além disso, o interesse do autor é tornar claro o incrível progresso que a astronomia tem vivenciado nas últimas décadas em praticamente todas as suas áreas de interesse, seja com as novas gerações de telescópios ópticos e radiotelescópios, satélites e sondas, seja com as recentes e crescentes pesquisas em raios cósmicos, neutrinos e ondas gravitacionais. Um dos planos básicos do trabalho é executar a maior parte das ilustrações, seja nos desenhos, onde a experiência da formação em arquitetura seria de grande importância, seja pelas fotografias que são parte de um acervo pessoal acumulado nas últimas décadas em visitas a museus e observatórios astronômicos. O estudo é feito de maneira a proporcionar ao leitor um conhecimento amplo sobre o tema. O público-alvo abarca desde estudantes do ensino médio até o público em geral que tenha interesse em astronomia. O produto final do trabalho é um e-book, dividido em duas partes, a primeira com uma introdução e mais sete capítulos e uma segunda parte, com uma introdução e mais nove capítulos, além de um apêndice composto por sete itens. Este conjunto, com um total de 227 páginas, está contido em sua íntegra nesta monografia. Os capítulos da primeira parte cobrem desde a invenção dos telescópios; a introdução da fotografia; a espectroscopia; os primeiros observatórios astronômicos modernos, no topo de montanhas; a radioastronomia; os primeiros satélites e telescópios espaciais até a década de 1970. Na segunda parte são abordados temas como a nova geração de telescópios ópticos, radiotelescópios, telescópios espaciais e sondas; a astronomia de altas energias, neutrinos, raios cósmicos e ondas gravitacionais, além de todo o avanço causado por detectores eletrônicos e o uso intensivo de computadores, que revolucionou o conhecimento astronômico.
Palavras-chave: História da astronomia; Astrofísica; Telescópios; Espectroscopia; Radioastronomia; Tecnologia; Cosmologia.