Estatísticas

Evolução no Total de Títulos Concedidos: 1977 - 2023

 

Número de estudantes estrangeiros titulados: 1974 - 2023

Gráfico de barras com total de estudantes estrangeiros titulados, por país, de 1977 a 2022

 

Destino dos mestres titulados até 2023:

mestres

 

Destino dos doutores titulados até 2023:

doutores

 

 

Fonte: Sistema Janus

 

O Programa de Pós-Graduação em Geofísica do IAG/USP sempre se destacou pela qualidade da pesquisa de alunos e orientadores, reconhecida no Brasil e no exterior. Nos últimos anos, alunos do programa foram agraciados com o Prêmio CAPES de teses na área de Geociências (2008 e 2011) ou com Menção Honrosa na mesma premiação (2006, 2012 e 2013), Prêmio de teses da USP (2011) e Menção Honrosa na USP (2014), Prêmio Garcia-Sineriz (2012) para Melhor Tese em Países Ibéricos. Os trabalhos oriundos de teses e dissertações foram igualmente premiados em eventos científicos internacionais (American Geophysical Union, IAGA, Latinmag) ou escolhidos como destaque em editorias científicas importantes (Elsevier, Nature Magazine, American Geophysical Union).

A qualidade da pesquisa traz doutorandos do exterior para complementação da sua pesquisa no IAG-USP, através de programas de co-tutela. Desde 2013 dois doutorandos do exterior (França e Austrália) obtiveram a dupla titulação. A maioria dos nossos alunos de doutorado, e alguns de mestrado, fazem estágio no exterior (EUA, França, Inglaterra, Austrália etc.).

Ao longo de décadas, a sólida formação dos nossos doutores resultou em nucleação de grupos de Geofísica em várias universidades nacionais. Dos egressos rastreados desde 2000, 80% atuam na área acadêmica. O Programa tem destaque na formação científica nacional e internacional, com egressos atuando em importantes universidades e institutos de pesquisa nacionais. Também, há considerável número de egressos atuando em instituições estrangeiras.