Astronomia

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo da habitabilidade na Galáxia tanto para vida simples (microbiana) como para a vida complexa com base no cálculo da Zona Habitável Galáctica (ZHG). A extensão da ZHG é obtida levando-se em conta a probabilidade de uma estrela abrigar planetas telúricos na sua Zona Habitável Circunstelar (ZHC), a escala de tempo de evolução da vida e as ameaças por supernovas às biosferas.

Resumo

O universo local é dominado por galáxias quiescentes com pouca, ou nenhuma, taxa atual de formação estelar. Uma vez que a formação estelar é suprimida numa possível fase de quasar do núcleo ativo da galáxia, o feedback de energia na forma de outflows do buraco negro supermassivo acretando a pequenas taxas é um dos principais candidatos a aquecer ou remover o gás do sistema.

Resumo

Desde seu lançamento em 2008, o Fermi Gamma-ray Space Telescope abriu uma nova janela para o lado extremo do Universo e vem explorando aceleradores de partículas astrofísicos como buracos negros supermaciços em núcleos ativos de galáxias (AGNs), explosões de estrelas no Universo longínquo e vários outros fenômenos.

Resumo

O estudo da atividade cromosférica das estrelas tem diversas aplicações, como estimar idade das estrelas ou caracterizar fontes de ruído na velocidade radial. Este trabalho é dividido em 3 partes, todas relacionadas com atividade cromosférica usando uma amostra de gêmeas solares.

Devido à atividade magnética das estrelas diminuir com a idade, existem métodos para estimar a idade de uma estrela a partir de sua atividade.

Entretanto, estes métodos têm limitações que serão discutidas no capítulo 2.

Resumo
Dentro do cenário hierárquico de formação e evolução de estruturas, os aglomerados de galáxias constituem os maiores sistemas em equilíbrio encontrados hoje em dia no Universo. Sua formação se dá através da fusão de subaglomerados menores, que ocorre preferencialmente na direção dos filamentos nos quais a matéria se distribui em grande escala. Este evento, o mais energético desde o próprio Big Bang, nos provê um excelente laboratório astrofísico para o estudo de suas três principais componentes: a matéria escura, o gás e as galáxias.
Resumo

Estrelas Be são reconhecidas pela sua rápida rotação e pulsação não radial. São as únicas estrelas da Sequência Principal que apresentam discos circunstelares, os quais são formados por meio de processos ainda não completamente compreendidos. A modelagem das forças que atuam neste sistema conduz a previsões teóricas sobre a estrutura do disco que podem ser comparadas com dados observacionais.

Resumo

Neste trabalho analisamos algumas consequências físicas de uma cosmologia acelerada com interação no chamado setor cósmico escuro (energia escura + matéria escura fria).

Resumo

Estrelas Be são um subtipo específico de estrelas de sequência principal de tipo espectral B. Elas possuem características únicas tais como a presença de linhas de emissão em seu espectro, que se originam de um disco circunstelar. Nos últimos 50 anos, a estrela Be galáctica w CMa exibiu erupções quasi-regulares, a cada 8 anos aproximadamente, onde a estrela torna-se mais brilhante na banda V. Nestas erupções um novo disco se forma nos primeiros 3-4 anos e depois dissipa-se nos 4-6 anos seguintes.