Gêmeas Solares: assinatura de planetas rochosos, evolução estelar e evolução química da Galáxia

Autor Marcelo Tucci Maia
Orientador Jorge Meléndez
Tipo de programa Doutorado
Ano da defesa 2016
Departamento Astronomia

Neste trabalho apresentamos os resultados do estudo desenvolvido durante o período de doutoramento no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, que deram origem a três artigos nos quais o autor da tese e o principal investigador.
No primeiro trabalho buscamos indícios de uma assinatura espectral de formação de planetas rochosos através da análise do conteúdo químico do sistema binário 16 Cygni, onde a componente B tem um planeta detectado de massa mínima 1.5 M Jup . Para isso, foi usado o método de determinacao de abundâncias de modo diferencial, usando espectros de alta resolucao. No estudo seguinte medimos e inferimos a evolucao da abundância de berílio em uma amostra de gêmeas solares com idades abrangendo 0.5 a 8.2 Gyr, usando o método de síntese espectral. Encontramos que o conteúdo de Be não mostra nenhuma significante variacao com a idade, trazendo novos vínculos para modelos que utilizam processos de mistura extra para descrever a estrutura do interior solar. No terceiro trabalho estudamos a forte correlacao entre o conteúdo de Ítrio, magnésio e a idade estelar para uma amostra de 88 gêmeas solares, explorando o efeito da evolucao química da Galáxia em diferentes populações do disco. Apresentamos a razão [Y/Mg] como um novo e promissor método para estimar a idade de estrelas gêmeas e análogas solares. Também discutimos as abundâncias do elemento-s Ba e do elemento-r Eu. Finalmente, descrevemos outros sete artigos publicados em colaboracoes durante o doutorado.

Anexo t_marcelo_t_maia_corrigida_0.pdf