Um Estudo Sobre a Tenssão Supernova - Radiação Cósmica de Fundo e o Decaimento do Vácuo

Autor George José Martins Zilioti
Orientador José Ademir Sales de Lima
Tipo de programa Mestrado
Ano da defesa 2013
Departamento Astronomia
Resumo

Neste trabalho analisamos algumas consequências físicas de uma cosmologia acelerada com interação no chamado setor cósmico escuro (energia escura + matéria escura fria).

A componente de energia escura é representada por uma densidade de energia do vácuo que varia com o tempo e cuja lei de decaimento tem a seguinte forma: _ = _0 + 3α/a2, onde _0 é o termo de vácuo usual, αé um parâmetro livre e a(t) o fator de escala. Nesse contexto discutimos a tensão existente entre os dados de Supernovas (que preferem um Universo fechado, κ > 0) e os dados da radiação cósmica de fundo que favorecem um

Universo espacialmente plano (κ = 0). Considerando que o termo variável simula uma curvatura (pois ambos possuem a mesma dependência no fator de escala), mostramos que sua contribuição atua no sentido de aliviar a tensão SNe Ia-CMB existente no modelo de concordância cósmica padrão (∆CDM, α = 0). O modelo resolve o problema da idade do Universo e para a >> 1, tal como ocorre com ∆CDM, também evolui para um estágio de Sitter. O parâmetro α é limitado através de uma análise estatística conjunta envolvendo dados de Supernovas, CMB (shift parameter) e oscilações acústicas dos bárions (BAO). Separando o termo de vácuo em duas componentes (_0 e α) um teste χ2 fornece os seguintes valores para o modelo plano: m0 = 0, 27 ± 0, 02, _0 = 0, 74 ± 0, 02 e α0 = −0, 01 ± 0, 03.

Anexo d_george_j_m_zilioti_original.pdf