A partir de junho, o "Astronomia para Todos" promoverá palestras com transmissão online durante o período de isolamento social. Não é necessário realizar inscrição prévia. Não haverá emissão de certificados.


Transmissão: https://www.youtube.com/c/AstronomiaParaTodos/live
Perguntas poderão ser enviadas utilizando a ferramenta de chat do canal.

PRÓXIMAS PALESTRAS: 

10/11/2020 - 19:00
Palestra: O Universo Através de Antenas
Ministrante: Dr. Pedro P.B. Beaklini (National Radio Astronomy Observatory - New Mexico, EUA)
Resumo: O universo não existe apenas para os nossos olhos. Além da luz visível, fótons de todo o espectro eletromagnético são produzidos em diferentes fenômenos astronômicos e também podem ser detectados aqui da Terra. A radioastronomia tem como o objetivo o estudo dos fótons de maiores comprimentos de onda e da informação que eles podem trazer. E para tanto, faz uso de antenas, muitas vezes como observatórios independentes e outras em observações coordenadas. Já nos primeiros anos da área, radiotelescópios e arranjos de antenas foram responsáveis pela detecção da Radiação Cósmica de Fundo, pela descoberta dos pulsares, dos quasares, de masers, e de uma interessante fonte no centro galáctico: posteriormente identificado como um buraco negro supermassivo. O desenvolvimento e aprimoramento da técnica de interferometria, fez com que fosse possível obter imagens em alta resolução nunca antes produzidas na humanidade e botou a radioastronomia ainda mais na fronteira do conhecimento: imagem do buraco negro de M87, detecção de fosfina em Vênus, revelação da estrutura de um disco proto-planetário, monitoramento de jatos de galáxias localizadas a bilhões de anos luz da Terra, etc. Isso sem falar no cada vez maior número de moléculas detectadas através de radiotelescópios. Venha compreender por que a radioastronomia tem papel de destaque nas principais descobertas astronômicas. É fundamental a sua compreensão para entender o caminho das próximas descobertas.    

 

08/12/2020 - 19:00
Palestra: A nova era de ouro dos buracos negros
Ministrante: Prof. Dr. Rodrigo Nemmen (IAG/USP)
Resumo: Os anos 60 foram os anos dourados da pesquisa teórica sobre buracos negros, onde nomes como Thorne, Hawking, Wheeler e Zel’dovich elevaram a nossa compreensão física destes estranhos astros a um outro patamar. Neste convite à física, argumentarei que entramos em 2015 numa segunda e empolgante era de ouro da pesquisa em buracos negros, impulsionada desta vez por avanços empíricos. Quais são as principais descobertas da nova astronomia de buracos negros? E o que vem pela frente?

 

Receba alertas das próximas palestras: https://astronomiaparatodos.mailchimpsites.com/

CALENDÁRIO - ASTRONOMIA PARA TODOS (IAG NA SUA CASA)

Clique no título para assistir o vídeo. Todas as nossas palestras estão disponíveis no canal: https://www.youtube.com/c/AstronomiaParaTodos

Data Título Palestrante
02/06/2020
19:00
Formação de planetas em torno de estrelas jovens Profa. Dra. Jane Gregorio-Hetem (IAG/USP)
07/07/2020
19:00
Os sonâmbulos: os homens e mulheres que ajudaram a desvendar o Universo Prof. Dr. Roberto Dell'Aglio Dias da Costa (IAG/USP)
18/08/2020
19:00
Como as estrelas se formam: as nuvens interestelares e os processos dominantes
Prof. Dr. Diego Antonio Falceta
Gonçalves (EACH/USP)
15/09/2020
19:00
A Terra e o Universo: o nosso Planeta sob uma Perspectiva Cósmica Prof. Dr. Alex Carciofi (IAG/USP)
14/10/2020 19:00 Buracos negros: de uma curiosidade matemática até a primeira imagem Prof. Dr. Tiago Vecchi Ricci (Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS)
10/11/2020
19:00
O Universo Através de Antenas Dr. Pedro P.B. Beaklini (NRAO, New Mexico, EUA)
08/12/2020
19:00
A nova era de ouro dos buracos negros Prof. Dr. Rodrigo Nemmen (IAG/USP)

 

PALESTRAS ANTERIORES

02/06/2020 - 19:00
Palestra: Formação de planetas em torno de estrelas jovens

Ministrante: Profa. Dra. Jane Gregorio-Hetem (IAG/USP)
Resumo: O Sol, os planetas e todos os corpos menores que fazem parte do nosso Sistema Solar se formaram a partir de uma mesma nuvem interestelar composta de gás e de grãos de poeira. Na sua juventude, o Sol foi uma estrela do tipo T Tauri, apresentando um disco de matéria que daria origem aos planetas. Nesta palestra abordaremos as propriedades estelares  e o estudo de estrelas jovens. Em seguida, apresentaremos a pesquisa de estrelas T Tauri realizada nos anos 90 por um grupo de astrônomos brasileiros. Estas descobertas tiveram um grande reconhecimento internacional, e continuam tendo destaque dentro de novos estudos. Um exemplo é o caso da estrela T Tauri  PDS070, ao redor da qual foi recentemente confirmada a presença de sistema planetário. 

07/07/2020 - 19:00
Palestra: Os sonâmbulos: os homens e mulheres que ajudaram a desvendar o Universo

Ministrante: Prof. Dr. Roberto Dell'Aglio Dias da Costa (IAG/USP)
Resumo: A empreitada humana para desvendar os segredos do céu já conta com milhares de anos de conhecimento acumulado. Nesta apresentação será feito um passeio pela história da astronomia através da descrição de alguns de seus nomes mais importantes, da Grécia clássica ao século 20. Será feita uma breve apresentação da contribuição de cada um para o avanço da astronomia, dos conhecimentos empíricos da antiguidade até os modelos sofisticados elaborados na atualidade.

18/08/2020 - 19:00
Palestra: 
Como as estrelas se formam: as nuvens interestelares e os processos dominantes
Ministrante: Prof. Dr. Diego Antonio Falceta Gonçalves (EACH/USP)

15/09/2020 - 19:00
Palestra: A Terra e o Universo: o nosso Planeta sob uma Perspectiva Cósmica

Ministrante: Prof. Dr. Alex Cavalieri Carciofi (IAG/USP)
Resumo: Desde a descoberta do primeiro planeta fora do nosso Sistema Solar há 25 anos, o número de novos exoplanetas conhecidos tem crescido rapidamente. Quase 4 mil mundos já foram descobertos pela ciência, nos revelando um panorama de grande diversidade: de planetas incandescentes a planetas gelados, de planetas gigantes a planetas anões. Falaremos sobre a história destas descobertas, e como elas estão mudando a nossa visão do universo e também do planeta Terra. Imagine um astrônomo de uma civilização extraterrestre, vivendo em outro planeta. Caso observasse a nossa Terra, o que veria? Conseguiria ele perceber que existe vida em nosso planeta? A partir de uma perspectiva cósmica da Terra, discutiremos sobre as possibilidades de descobrirmos vida extraterrestre, talvez até nos próximos anos.

14/10/2020 - 19:00
Palestra: Buracos negros: de uma curiosidade matemática até a primeira imagem
Ministrante: Prof. Dr. Tiago Vecchi Ricci (Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS)
Resumo: Nesta palestra, será apresentada a evolução da ideia de buracos negros, desde sua proposta teórica em 1916 por Karl Schwarzschild, passando pelo seu papel central na explicação dos objetos mais luminosos do Universo e, finalmente, chegando até a primeira obtenção de uma imagem direta, no ano de 2019.

Sobre o "Astronomia para Todos"

O programa "Astronomia para Todos" foi criado em 2017 e oferece mensalmente uma palestra sobre temas astronômicos atuais, seguida de sessão de observação do céu noturno com telescópios. O projeto conta com o apoio do CASP - Clube de Astronomia de São Paulo.
Os eventos presenciais do "Astronomia para Todos" estão suspensos desde o mês de março de 2020, como medida de contenção da transmissão do novo Coronavírus

 

AnexoTamanho
CartaCeleste_ApT_Outubro2020.pdf509.51 KB