O programa "Astronomia para Todos" foi criado em 2017 e oferece mensalmente uma palestra sobre temas astronômicos atuais. O projeto conta com o apoio do CASP - Clube de Astronomia de São Paulo.

Desde junho de 2020, as palestras estão sendo realizadas com transmissão online. Não é necessário realizar inscrição prévia.
Serão emitidos certificados para participantes que preencherem o formulário indicado na descrição da transmissão ao vivo. ATENÇÃO: O formulário ficará disponível somente durante 24h a partir do início de transmissão.

Transmissão: https://www.youtube.com/c/AstronomiaParaTodos/live
Perguntas poderão ser enviadas utilizando a ferramenta de chat do canal.

PRÓXIMAS PALESTRAS: 

aguardando
 
 

Receba alertas das próximas palestras: https://astronomiaparatodos.mailchimpsites.com/

CALENDÁRIO 2021 - ASTRONOMIA PARA TODOS (IAG NA SUA CASA)

Data Título Palestrante
10/03/2021
19:00
Prof. Dr. Ramachrisna Teixeira (IAG/USP)
14/04/2021
19:00
Prof. Dr. Eduardo Cypriano (IAG/USP)
12/05/2021
19:00
Raios Gama: A radiação mais extrema do Universo Dra. María Victoria Del Valle (IAG/USP)
09/06/2021
19:00
Observatório Gemini: como funciona um dos maiores telescópios do mundo Dr. Daniel Moser (Gemini Observatory/NSF’s NOIRlab)
11/08/2021
19:00
Aglomerados de Galáxias: Como Medimos a Massa das Maiores Estruturas do Universo Dr. Felipe Andrade-Santos (CfA/Harvard-Smithsonian)
08/09/2021
19:00
Dinâmica das estrelas e zona habitável no disco galáctico Prof. Dr. Jacques Lépine (IAG/USP)

Obs.: Todas as nossas palestras anteriores estão disponíveis no canal: https://www.youtube.com/AstronomiaParaTodos

 

Banner explicativo sobre a campanha #EuNoApT - informações no texto abaixo.

#EuNoApT: Observe o céu com a gente!

Tire fotos do céu e publique no instagram e/ou facebook com a hashtag #EuNoApT. Informe também o local e horário da foto! Vamos mostrar e comentar algumas fotos dos participantes nos eventos mensais do Astronomia para Todos!
 

Nota sobre eventos presenciais

Em seu oferecimento presencial, o programa "Astronomia para Todos" inclui sessão de observação do céu noturno com telescópios. Os eventos presenciais de extensão universitária no IAG estão suspensos desde o mês de março de 2020, como medida de contenção da transmissão do novo Coronavírus.

 

PALESTRAS ANTERIORES - 2021

10/03/2021 - 19:00
Título: A Astronomia e as Estações do Ano
Palestrante: Prof. Dr. Ramachrisna Teixeira (IAG/USP)
Resumo: Apesar de as estações do ano ser um tema que nos acompanha desde os primeiros anos escolares e com grande presença em nossas vidas diárias, livros, músicas, televisão e mídia em geral, com muita frequência nos deparamos com afirmações equivocadas sobre este fenômeno. Embora aquele erro grosseiro de explicar as estações do ano como consequência da variação da distância Terra-Sol ao longo do ano esteja menos presente, essas incorreções e equívocos sutis são abundantes e continuam se perpetuando. Talvez isso esteja ocorrendo por descuidos e falta de reflexão, mas também pode ser devido à má compreensão do fenômeno. O que busco aqui é chamar a atenção para alguns desses pontos e ao mesmo tempo discutir algumas formas de abordagem que minimizem essas dificuldades. Com essas reflexões tenho a esperança de no mínimo atrair os interessados para a necessidade de um maior cuidado ao falar desse e de muitos outros temas da astronomia (ou não!), que já estão enraizados no senso comum e que nos parecem simples, fáceis e tão bem compreendidos.

14/04/2021 - 19:00
Título: O Universo Acelerado. Um conto sobre a Energia Escura
Palestrante: Prof. Dr. Eduardo Cypriano (IAG/USP)
Resumo: Vivemos em um Universo em expansão. Não bastasse isso, descobrimos no final do século XX que a velocidade da expansão é cada vez maior, e o responsável por isso é a misteriosa energia escura. Nesse seminário, serão apresentadas as evidências que levam a comunidade científica a pensar assim e será contado um pouco da história passada e futura do nosso Universo a partir desse modelo.

12/05/2021 - 19:00
Título: Raios Gama: A radiação mais extrema do Universo
Palestrante: Dra. María Victoria Del Valle (IAG/USP)
Resumo: A radiação é formada por fótons: partículas sem massa caracterizadas pela sua energia. Os fótons mais energéticos do espectro eletromagnético são os chamados raios gama. As fontes desta radiação ultra energética apresentam condições físicas extremas. No Universo a maior parte dos raios gama é produzido por partículas materiais muito energéticas, portanto existe uma conexão íntima entre raios gama e estas partículas chamadas de raios cósmicos. Nesta palestra apresentarei os mecanismos de produção de raios gama, a relação com os raios cósmicos e os principais objetos astrofísicos onde tais mecanismos ocorrem, como supernovas, pulsares e vizinhanças de buracos negros.

09/06/2021 - 19:00
Título: Observatório Gemini: como funciona um dos maiores telescópios do mundo
Palestrante: Dr. Daniel Moser (Gemini Observatory/NSF’s NOIRlab)
Resumo: Os telescópios ópticos de solo são uma ferramenta muito importante para as descobertas e pesquisas em astronomia. Apesar dos princípios básicos serem os mesmos de telescópios amadores, a tendência é a de que quanto maior a área coletora do telescópio profissional maior é a complexidade de seu funcionamento. Nesta palestra comentarei como funcionam as operações científicas do Observatório Gemini, dois telescópios idênticos com espelhos  8.1m de diâmetro cada, e que conta com a participação brasileira desde 1993. Eu darei uma visão geral da complexidade do Gemini falando de alguns de seus subsistemas; como são os ciclos de observações, do pedido de tempo ao acesso ao banco de dados; quais instrumentos estão à disposição da comunidade científica e quais serão entregues no futuro próximo; e algumas das ferramentas de software úteis disponíveis para as observações.
Material complementar:
https://www.youtube.com/watch?v=iYsClmvI4FY
http://danmoser.github.io/notes/grandes-telescopios-br.html
 

11/08/2021 - 19:00
Título: Aglomerados de Galáxias: Como Medimos a Massa das Maiores Estruturas do Universo
Palestrante: Dr. Felipe Andrade-Santos (CfA/Harvard-Smithsonian)
Resumo: Aglomerados de Galáxias são as maiores estruturas do Universo. Eles são as ultimas e maiores estruturas a se formar, e por isso tem uma importância fundamental no estudo da evolução do Universo. Dentre as quantidades físicas que caracterizam um aglomerado de galáxias, a massa é sem duvida a mais importante. A maior parte da massa de um aglomerado  de galáxias se encontra na forma de matéria escura. Nesse seminário apresentarei diversas técnicas utilizadas por astrônomos para se determinar a massa de aglomerados de galáxias, e mostrarei como que essa informação pode ser usada para entendermos melhor a evolução do Universo.

08/09/2021 - 19:00
Título: Dinâmica das estrelas e zona habitável no disco galáctico
Palestrante: Prof. Dr. Jacques Lépine (IAG/USP)
Resumo: O material do disco galáctico (gás e estrelas) gira em torno do centro da Galáxia com velocidade descrita, em função da distância ao centro, pela "curva de rotação" . Por outro lado os braços espirais da Galáxia, que também estão no disco, giram em torno do centro seguindo uma lei distinta, se comportando  como um corpo rígido. Conseguimos medir a velocidade dos braços por meio de observações de aglomerados abertos de estrelas, analisados com o uso dos dados da missão espacial GAIA. No local onde as duas curvas se cruzam ocorre uma ressonância, denominada ressonância de co-rotação, que tem forte efeito sobre a dinâmica das estrelas. O contorno do local da ressonância pode ser visto também por meio de "mapas dinâmicos" que indicam a presença de orbitas caóticas. O Sol se encontra na ressonância de coroação. Acreditamos que este fato não é coincidência, pois as estrelas nessa região não atravessam os braços espirais. Considera-se que o ambiente de braços espirais, com grande densidade de raios cósmicos, raios gama e raios X, esterilizaria os planetas. Essa consideração define uma  zona estreita de habitabilidade no disco galáctico.
AnexoTamanho
Mapa do céu - ApT 08/09/2021525.33 KB