Mestrado: Uma experiência de transposição didática e aplicação das principais contribuições teóricas e observacionais no campo de Lentes Gravitacionais e os conceitos físicos envolvidos

Auditório ADM-210 – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Aluno: Rodrigo Bernadelli Santos
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: “Uma experiência de transposição didática e aplicação das principais contribuições teóricas e observacionais no campo de Lentes Gravitacionais e os conceitos físicos envolvidos”
Orientador: Prof. Dr. José Ademir Sales de Lima - IAG/USP

Comissão Julgadora

1. Prof. Dr. José Ademir Sales de Lima – IAG/USP
  2. Prof. Dr. Luiz Cleber Tavares de Brito - UFLA - por videoconferência
  3. Prof. Dr. Rodolfo Valentim da Costa Lima - UNIFESP – por videoconferência

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma abordagem das lentes gravitacionais visando uma aplicação voltada para o Ensino Médio. Os efeitos das lentes gravitacionais podem ser observados em diversos fenômenos de observação astronômica, sendo que seu entendimento é de grande importância para a divulgação dos conhecimentos científicos que envolvem os últimos avanços da ciência entre os alunos de ensino básico, além de contextualizar importantes conceitos de física moderna. Trataremos esse assunto utilizando sempre elementos já presentes na matriz curricular dos alunos como, Gravitação Universal, Leis de Kepler e Óptica Geométrica. Por fim, a aplicação em sala de aula será analisada quanto à sua eficiência para a aprendizagem dos conceitos tratados.
Palavras-chave: Lentes Gravitacionais, Astronomia, Astrofísica