10 anos de Cosmologia Teórica no IAG (Resultados Obtidos e Novos Desafios)

Auditório IAG, bloco G (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

J. Ademir S. Lima – Departamento de Astronomia

Na última década, os avanços tecnológicos permitiram observações astronômicas de altíssima precisão, cujo principal legado é um extraordinário acúmulo de dados a respeito do Universo em quantidade e qualidade sem precedentes. No entanto, estamos ainda diante de um grande desafio no campo da Cosmologia, pois permanece inteiramente misteriosa a verdadeira causa do presente estágio acelerado do Universo. Podemos dizer que este é problema fundamental da Cosmologia. Sua solução norteará os rumos da disciplina no futuro próximo e certamente responderá inúmeras indagações que permeiam a interface envolvendo Cosmologia e Física de Partículas.

Neste ano estou completando 10 anos de atividades acadêmicas e de pesquisa em Cosmologia Teórica no Departamento de Astronomia. Tal como fiz nos primeiros 10 anos de minha carreira, farei um resumo (incluindo erros e acertos) das atividades desenvolvidas e dos problemas que atualmente considero mais relevantes na cosmologia moderna. Comparando com as atividades anteriores, discutirei parte do progresso realizado com orientandos e colaboradores no último decênio; sua conexão com as minhas primeiras pesquisas (no início da carreira) e os principais resultados obtidos. Finalmente, me concentrarei nos problemas que considero mais interessantes para o futuro e para os quais pretendo me dedicar na próxima década, incluindo a formulação de uma cosmologia completa para energias ligeiramente menores do que a energia de Planck.