O seminário do programa "Astronomia ao Meio-Dia" com o título "Explorando a quimio-dinâmica de populações estelares pobres em metais: processo r e acompanhamentos espectroscópicos" será apresentado por André Rodrigo da Silva (Doutorando no Nicolaus Copernicus Astronomical Center - CAMK)
Resumo: Estrelas pobres em metais são peças cruciais no quebra-cabeça do nosso entendimento da formação da Via Láctea. Essas estrelas mantêm 'fossilizadas' em suas atmosferas a composição química da nuvem que as formou. O que nos possibilita conhecer esses ambientes. Galáxias como a nossa são formadas acretando galáxias menores. Graças ao Gaia e aos grandes levantamentos espectroscópicos e fotométricos podemos sondar os materiais de construção da nossa Galáxia. Em especial, podemos entender melhor quais são os locais astrofísicos que enriqueceram as galáxias anãs progenitoras dos eventos de acreção com os elementos de captura rápida de nêutrons, que constituem a metade mais pesada da tabela periódica. O grande debate sobre o lugar astrofísico de origem desses elementos ainda está aberto, e a disputa se resume a dois principais pleiteantes: fusões de estrelas de nêutrons ou supernovas do tipo II. Neste trabalho, serão apresentados os resultados de da Silva e Smiljanic (2023), bem como resultados preliminares de acompanhamentos espectroscópicos de estrelas pobres em metais.
Link da transmissão: https://www.youtube.com/astro12h/live
– O programa "Astronomia ao Meio-Dia" tem como objetivo a realização de palestras com linguagem acessível, direcionadas a estudantes de graduação. As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 12:00, no IAG/USP. A organização em 2024 está sendo feita por André Figueiredo, Camila Koshikumo, Lais Borbolato, Loreany Ferreira e Stela Adduci, do Departamento de Astronomia. #astro12h
Anexo
Anexo | Tamanho |
---|---|
2024_AGA_12h_A4_vertical-Andre.pptx_.pdf | 1.37 MB |