Galáxias anãs: na fronteira do que é uma galáxia

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O seminário do programa "Astronomia ao Meio-Dia" será apresentado pelo doutorando Abhner Pinto de Almeida.

Resumo:

Galáxias anãs são as galáxias mais comuns em nosso Universo, possuindo baixa massa estelar (em torno de centenas a milhões de vezes menos estrelas do que galáxias normais) mas apresentando uma grande dispersão em tamanho, indo de objetos compactos (pequenos, com alguns pc de raio) até difusos (maiores, com alguns kpc de raio). Justamente por conta de suas características, o estudo desses objetos foi limitado pela capacidade observacional de dada época. Desta forma, somente no final do século passado, e especialmente neste século, as pesquisas em relação às galáxias anãs começaram a ter destaque, revelando importantes questões que impactam nosso conhecimento a respeito de galáxias de modo geral. Neste seminário irei discutir a complexidade por trás das Galáxias Anãs, focando especialmente em relação a formação e evolução dessas estruturas no nosso Universo. Irei apresentar diferentes mecanismos que são importantes durante a vida de uma galáxia, e também irei comentar como nos últimos anos simulações cosmológicas vem sendo uma importante ferramenta para estudarmos galáxias anãs. No final irei compartilhar os resultados da minha pesquisa neste tópico, em especial a respeito de galáxias anãs compactas.

Link da transmissão: https://www.youtube.com/astro12h/live

– O programa "Astronomia ao Meio-Dia" tem como objetivo a realização de palestras com linguagem acessível, direcionadas a estudantes de graduação. As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 12:00, no IAG/USP. A organização em 2023 está sendo feita por Andre Figueiredo, Camila Koshikumo, Lais Borbolato, Loreany Ferreira e Stela Adduci, do Departamento de Astronomia. #astro12h