astro12h: Ondas gravitacionais, raios gama e estrelas de nêutrons hiper-massivas

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O seminário do programa "Astronomia ao Meio-Dia" será apresentado pela Dra. Cecilia Chirenti (Pesquisadora Associada da University of Maryland College Park; NASA/GSFC/CRESST II).

Resumo: Explosões de raios gama (GRBs, do inglês gamma ray bursts) são os eventos eletromagnéticos mais energéticos do universo. GRBs curtos, tipicamente com menos de 2 s de duração, já foram associados com fusões de sistemas binários de estrelas de nêutrons. Estes eventos também emitem ondas gravitacionais, como observado no evento GW170817. Simulações indicam a possibilidade da breve formação de uma estrela de nêutrons hiper-massiva, detectável pela próxima geração de detectores terrestres de ondas gravitacionais na década de 2030. Vou apresentar resultados de uma análise recente que identificou, pela primeira vez, indícios essas estrelas de nêutrons hipermassivas, usando dados de raios gama obtidos na década de 90 pela NASA.

Link da transmissão: https://www.youtube.com/astro12h/live