Matéria Escura e Lentes Gravitacionais

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O seminário do programa "Astronomia ao Meio-Dia" será apresentado pelo Prof. Dr. Eduardo Cypriano (Docente no IAG/USP)

Resumo:

A matéria escura é um dos ingredientes mais fundamentais para compreensão em várias áreas da astrofísica e cosmologia. Foi proposta no início do século XX mas ainda hoje, cerca de 90 anos depois, sua natureza ainda é um mistério.
Nesta palestra serão discutidas as várias evidências indiretas da existência da matéria escura, suas características principais, com ênfase na técnica de Lentes Gravitacionais, que permite seu mapeamento. Também citaremos as principais técnicas de detecção direta que estão sendo tentadas.

Link da transmissão: https://www.youtube.com/astro12h/live

– O programa "Astronomia ao Meio-Dia" tem como objetivo a realização de palestras com linguagem acessível, direcionadas a estudantes de graduação. As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 12:00, no IAG/USP. A organização em 2022 está sendo feita por Andre Figueiredo, Camila Koshikumo, Lais Borbolato, Loreany Ferreira e Stela Adduci, do Departamento de Astronomia. #astro12h