Teste e Integração nas fases finais de construção do Observatório Vera C. Rubin - Uma perspectiva além de dados e casos científicos

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O seminário do programa "Astronomia ao Meio-Dia" será apresentado por Bruno Quint (Commissioning Verification Scientist | Rubin Observatory).
Obs.: palestrante remoto.

Resumo:

O Observatório Vera C. Rubin é um marco revolucionário no campo da astronomia, com seu projeto direcionado para a realização da campanha de 10 anos: Legacy Survey of Space and Time (LSST). Atualmente, o observatório está em uma etapa avançada de construção, com a integração de seus componentes vitais quase finalizada. No último ano, vários progressos significativos foram alcançados na integração e teste de seus componentes. Dentre estes avanços, destacam-se:

1. A integração da Commissioning Camera (ComCam) com seu hexapodo e rotador à estrutura principal do telescópio Simonyi Survey Telescope, denominada TMA (Telescope Main Assembly).
  2. A avaliação de performance do TMA, onde foram testados aspectos como precisão de apontamento, precisão de tracking, aceleração e velocidade do telescópio.
  3. A união da estrutura de suporte do espelho primário/terceário com um simulador de espelho ao telescópio.

Nesta apresentação, pretendo oferecer uma visão detalhada sobre os aspectos técnicos do Observatório Vera C. Rubin. Posteriormente, abordarei exemplos práticos dos testes e análises conduzidos, com ênfase em sua execução. O objetivo é proporcionar uma visão única sobre os bastidores de um observatório em fase de construção, mostrando a realidade diária de seu desenvolvimento.

Link da transmissão: https://www.youtube.com/astro12h/live

– O programa "Astronomia ao Meio-Dia" tem como objetivo a realização de palestras com linguagem acessível, direcionadas a estudantes de graduação. As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 12:00, no IAG/USP. A organização em 2023 está sendo feita por Andre Figueiredo, Camila Koshikumo, Lais Borbolato, Loreany Ferreira e Stela Adduci, do Departamento de Astronomia. #astro12h