Astronomia para a Terceira Idade (2022)

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O Departamento de Astronomia do IAG - Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, realiza o curso "Astronomia para a Terceira Idade", sob coordenação dos Profs. Roberto Costa e Thais Idiart.
O curso está inserido dentro do Programa USP 60+, visando possibilitar ao idoso, aprofundar seus  conhecimentos em áreas de interesse. O objetivo é transmitir conceitos básicos de Astronomia e Astrofísica, em linguagem adequada ao público de Terceira Idade.
Não é necessário ter conhecimentos prévios sobre os temas e todas as palestras são ministradas por professores do próprio IAG/USP.
Contatos: cursosext@iag.usp.br

Curso presencial e gratuito.

Data, horário e local

• Período de realização: 04/10 a 03/11/2022
  • Dias: Terças e quintas-feiras
  • Horário: 14h00 às 16h00
  • Duração do Curso: 1 mês - 20 horas
  • Local: Auditório Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária) como chegar

• Período de inscrições: de 29/08 (00:00) a 23/09/2022 (23:59)
  • Procedimento: Exclusivamente online, através do Sistema Apolo
  • Vagas: 50
  • Curso gratuito
  • Documentos exigidos após inscrição: Documento principal de identificação (RG, RNE, Protocolo do RNE, Passaporte, etc); Comprovante de imunização contra a COVID-19

Critérios de Seleção

As inscrições serão realizadas até o final do prazo, sendo selecionados prioritariamente os inscritos que atendam o requisito de idade (60 anos), conforme ordem de inscrição.
Caso as documentações não sejam inseridas durante o período de inscrição, a mesma será invalidada.
Obs.: Conforme a Portaria GR 7687/2021, é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para a participação em atividades presenciais no campus da USP.

Lista de participantes matriculados

48. Tereza Aparecida Vitali de Lima Corvini
  49. Vera Carvalho Zangari
  50. Vitor Vicentini

Aviso para estudantes matriculados: Lembramos aos matriculados que é imprescindível a apresentação do comprovante de vacinação de COVID-19 no primeiro dia do curso. Pedimos que aguardem contato  do docente coordenador para maiores informações sobre as aulas.

Nota para interessados que não foram matriculados: Para os inscritos que não se encontram na lista de matriculados, informamos que esse ano tivemos a necessidade de limitar o número de vagas para 50, devido a restrições de pessoas em ambientes fechados para cursos presenciais, imposto pela PRCEU, por conta da pandemia de COVID-19.
Ressaltamos também que a seleção foi feita através de triagem de data e horário de inscrição, pela idade (maiores de 60) e finalmente pela apresentação correta das documentações exigidas pela coordenação do curso.
Pedimos compreensão e atenção aos critérios de aprovação e que fiquem atentos, pois ano que vem teremos nova edição!

Data Aula
Prof. Laerte Sodré Junior
03/11 (qui) Cosmologia
Prof. Gastão Bierrenbach Lima Neto
Obs.: Observação noturna - Uma noite com data a ser definida em função das condições meteorológicas favoráveis – das 18h às 20h

Obs: em um dia haverá uma sessão de observação do céu no final da tarde, a partir das 18 horas. A mesma será marcada quando as condições meteorológicas estiverem favoráveis.

Certificado

Serão conferidos certificados de conclusão do curso, aos participantes que tiverem no mínimo 75% de presença. Nele constarão os dados pessoais, o percentual de presença e o número de horas do curso. Os certificados são enviados por e-mail.

E-mail do curso:  cursosext@iag.usp.br

Importante: Todos os comunicados serão feitos pelo site do IAG/USP ou por e-mail, assim, a falta de resposta ou confirmação por parte do candidato, poderá implicar na perda de prazos e eliminação do mesmo.