Do que é feito o Universo?

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O seminário do programa "Astronomia ao Meio-Dia" será apresentado pelo Prof. Dr. Jorge Ernesto Horvath (IAG/USP).

Resumo: Desde a Antiguidade a composição e natureza do Universo vem sendo discutida e elaborada, com resultados, idas e vindas diversas. Passaremos revista a esta importante questão, desde o atomismo e a teoria dos quatro elementos de Empédocles, as elaborações filosóficas a respeito da natureza da Realidade, até os desenvolvimentos da Mecânica Quântica que chacoalharam tudo o que acreditávamos ter compreendido. Uma série de ideias contemporâneas será apresentada brevemente na sequência deste problema infindável e fundamental.

Link da transmissão: https://www.youtube.com/astro12h/live

– O programa "Astronomia ao Meio-Dia" tem como objetivo a realização de palestras com linguagem acessível, direcionadas a estudantes de graduação. As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 12:00, no IAG/USP. A organização em 2022 está sendo feita por Andre Figueiredo, Camila Koshikumo, Lais Borbolato, Loreany Ferreira e Stela Adduci, do Departamento de Astronomia. #astro12h