Doutorado: Abundâncias de estrelas do campo e em aglomerados globulares do bojo galático: espectroscopia do ultravioleta ao infra-vermelho próximo

Auditório ADM210 - IAG/USP

Defesa de tese de doutorado
Aluno: Heitor Ernandes
Programa: Astronomia
Título: “Abundances in field and globular cluster stars of the Galactic bulge: spectroscopy from the near-ultraviolet to the near-infrared” (Abundâncias de estrelas do campo e em aglomerados globulares do bojo galático: espectroscopia do ultravioleta ao infra-vermelho próximo)
Orientadora: Profa. Dra. Beatriz Leonor Silveira Barbuy

Comissão Julgadora:
Presidente da banca: Profa. Dra. Beatriz Leonor Silveira Barbuy – IAG/USP
Banca examinadora:
1- Prof. Dr. Walter Junqueira Maciel – IAG/USP- por videoconferência
2- Prof. Dr. Amancio Cesar Santos Friaça – IAG/USP
3- Dr. Vinicius Moris Placco - NSF’s NOIRLab - por videoconferência
4- Dr. Christopher Evans - European Space Agency - por videoconferência
5- Dr. Bruno Moreira de Souza Dias - Universidad de Tarapacá/Chile - por videoconferência

Resumo:
Os principais objetivos deste trabalho são a melhor compreensão da formação e evolução do bojo Galáctico, e da nucleossíntese ocorrida nas primeiras supernovas que enriqueceram o bojo em elementos químicos. O bojo galáctico está sob intensa discussão quanto a sua origem e populações estelares. Este contém estrelas muito antigas pobres em metais que estão espacialmente distribuídas em uma forma esferoidal que se formaram durante o processo inicial de formação de bojo. O bojo tem uma barra que se formou provavelmente a partir do disco espesso. Esta componente contém principalmente estrelas ricas em metais. O principal objetivo deste trabalho é expandir os estudos de abundâncias químicas em diferentes populações estelares do bojo Galáctico, associado com o estudo de processos de nucleossíntese. As características de abundâncias químicas de diferentes grupos de elementos como elementos-α, elementos do pico do ferro e elementos pesados, vem sendo considerado como discriminadores chave de populações estelares e processos de nucleossíntese. Este trabalho também visa relacionar as perspectivas dos futuros instrumentos VLT-MOONS, VLT-CUBES e ELT-MOSAIC no estudo dessas populações estelares.
Palavras-chave: nucleossíntese, populações estelares, bojo galáctico