Doutorado: Alterações no Dipolo do Atlântico Sul e impactos sobre o clima da América do Sul sob o aspecto de mudanças climáticas

Auditório ADM-210 – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Defesa de tese de doutorado
Aluno: Anderson Augusto Bier
Programa: Meteorologia
Título: “Alterações no Dipolo do Atlântico Sul e impactos sobre o clima da América do Sul sob o aspecto de mudanças climáticas”
Orientador: Prof. Dr. Tercio Ambrizzi – IAG/USP

Comissão Julgadora

1. Prof. Dr. Tercio Ambrizzi - IAG/USP
  2. Dra. Anita Rodrigues de Moraes Drumond - pós-doutoranda IAG
  3. Profa. Dra. Rita Valeria Andreoli de Souza - UEA - por videoconferência
  4. Profa. Dra. Simone Erotildes Teleginski Ferraz - UFSM - por videoconferência
  5. Prof. Dr. Everaldo Barreiros de Souza – UFPA - por videoconferência

Nas últimas décadas, o Oceano Atlântico Sul (OAS) experimentou mudanças notáveis em suas caracterı́sticas fı́sicas devido às mudanças climáticas produzidas pelo homem. Essas mudanças abrangem vários aspectos como o aumento do vazamento de Agulhas, alterações na circulação oceânica induzida pelo vento, mudanças na salinidade e na temperatura da superfı́cie do mar (TSM). Nesse contexto, o Dipolo do Atlântico Sul (DAS), o principal modo acoplado de variabilidade oceano-atmosfera na região, também pode sofrer alterações. Este estudo visa examinar as mudanças históricas no DAS (1851-presente) e suas projeções sob diferentes cenários futuros de aquecimento global (2015-2100), utilizando dados de reanálise e de saı́das de modelos do CMIP6. A análise incorpora perı́odos associados às fases da Oscilação Interdecadal do Pacı́fico (OIP), que estão ligados à variabilidade climática no OAS, para avaliar as mudanças no DAS e os impactos climáticos resultantes na América do Sul durante o perı́odo histórico. Uma ênfase é dada para compreender a sazonalidade do DAS, em particular sua evolução durante o verão austral, quando o modo apresenta uma dinâmica importante com o clima sul-americano. As principais descobertas para o perı́odo histórico indicam um deslocamento para o sul de todo o padrão DAS, consistente com as mudanças oceânicas e atmosféricas observadas e atribuı́das ao aquecimento global. Esta mudança é acompanhada por uma transição de um padrão tripolo para um dipolo de anomalias de precipitação sobre o continente sul-americano durante a estação de verão. Adicionalmente, o DAS demonstra uma relação alternada com as fases do OIP, exibindo uma relação positiva (negativa) com as anomalias de TSM do Niño do Pacı́fico durante a fase negativa (positiva) do OIP. Quanto à representação do DAS pelos melhores modelos do CMIP6 durante o perı́odo histórico, eles geralmente captam as caracterı́sticas essenciais dessa oscilação. Esses modelos reproduzem efetivamente recursos como a formatação do modo, perı́odo de oscilação e variabilidade sazonal. No entanto, não conseguem captar o sinal associado ao Niño do Atlântico (tipicamente acoplado ao DAS) e ao deslocamento para sul do DAS observado nas últimas décadas. Nos cenários climáticos futuros projetados pelos modelos CMIP6, os principais achados relativos ao DAS destacam uma intensificação das anomalias de TSM, pressão média do nı́vel do mar (PNMM) e precipitação relacionada. Essas anomalias são mais pronunciadas no cenário SSP3-7.0. Além disso, os diferentes cenários sugerem que o DAS está associado a um padrão dipolo de precipitação entre o norte e o sudeste da América do Sul.
Palavras-chave: Dipolo do Atlântico Sul, Oscilação Interdecadal do Pacı́fico, Aquecimento global, CMIP6.