Expansão Universal: 100 anos da ideia do “Big-Bang” - Homenageando A. A. Friedmann (1888-1925)

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O seminário do programa "Astronomia ao Meio-Dia" será apresentado pelo Prof. Dr. José Ademir Sales de Lima (IAG/USP).

Resumo: A proposta de uma cosmologia relativística baseada numa expansão do cosmos surgiu teoricamente em 1922 e foi considerada por Einstein não apenas uma ideia errada, mas até mesmo abominável. O modelo cosmológico expansionista foi proposto pelo ainda desconhecido, matemático e meteorologista russo, Alexander Alexandrovich Friedmann, autor de uma expressão que se tornaria usual na cosmologia do futuro - The Expanding Universe. A expansão cósmica foi pensada num contexto de quase isolamento das novidades científicas da época, principalmente, as ligadas a gravidade como um fenômeno métrico associado à curvatura do espaço. No entanto, o ambiente onde Friedmann viveu e morreu ainda relativamente jovem, era dotado de uma grande tradição em mecânica dos fluidos. Sua experiência em matemática e teoria de fluidos, além do conhecimento da solução estática de Einstein, lhe inspirou para obter duas soluções cosmológicas expansionistas, de curvatura positiva e negativa. Friedmann não obteve a mais simples delas (o caso espacialmente plano de curvatura nula), provavelmente, por ter sido impedido pela mão ingovernável do destino em 1925, aos 37 anos de idade. Nesta palestra, teremos um resumo da trajetória pessoal e científica de Friedmann, reforçando a importância de suas contribuições para o desenvolvimento da cosmologia moderna.

Link da transmissão: https://www.youtube.com/astro12h/live

– O programa "Astronomia ao Meio-Dia" tem como objetivo a realização de palestras com linguagem acessível, direcionadas a estudantes de graduação. As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 12:00, no IAG/USP. A organização em 2022 está sendo feita por Andre Figueiredo, Camila Koshikumo, Lais Borbolato, Loreany Ferreira e Stela Adduci, do Departamento de Astronomia. #astro12h