Introdução à Astronomia e à Astrofísica 2023 (curso de extensão universitária - CEU2)

IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O curso oferece aos graduandos e graduados das áreas de exatas a oportunidade de conhecer as linhas de pesquisa desenvolvidas no Departamento de Astronomia.

Público alvo: Graduados e graduandos da área de Ciências Exatas
Período de realização: de 17/07/2023 até 20/07/2023 (segunda a quinta-feira)
Horário: das 09:00 às 17:15
Carga horária: 30h
Vagas: 80 (número mínimo de matriculados para a realização do curso: 30)
Inscrições: de 10/06/2023 00:00 a 03/07/2023 23:59 no site: https://uspdigital.usp.br/apolo
Taxa de matrícula: –
Coordenação: Profas. Dras. Vera Jatenco Silva Pereira e Jane Cristina Gregorio-Hetem

AULAS

1. CONCEITOS DE ASTROFÍSICA: Apresentação de conceitos astronômicos que os estudantes devem dominar para um melhor entendimento das palestras que se seguem. São explicados, dentre outros, os conceitos de espectros, linhas espectrais, magnitudes, cores paralaxe e efeito Doppler-Fizeau.
  2. ASTRONOMIA E TECNOLOGIA: Descrição dos instrumentos e técnicas usados em astronomia para se obter informações sobre os corpos celestes.
  3. O SISTEMA SOLAR: Uma visão geral do Sol e do sistema planetário.
  4. ASTROMETRIA: A posição dos astros e a Astronomia.
  5. DINÂMICA DOS SISTEMAS PLANETÁRIOS: Discute-se os fundamentos da dinâmica de sistemas planetários, incluindo as Leis de Kepler e sua importância para o desenvolvimento desde a gravitação Universal até técnicas modernas que incluem o caos nesses sistemas. Resultados de vários sistemas planetários interessantes, são apresentados.
  6. ASTROBIOLOGIA E EXOPLANETAS: Uma descrição dos resultados atuais dos projetos de busca de planetas em outros sistemas solares.
  7. O SOL: A estrutura interna, as características da superfície e a atmosfera do Sol.
  8. ESTRELAS: Uma descrição das estrelas, suas diversas cores e luminosidades, sua estrutura interna e seu funcionamento.
  9. PRODUTOS FINAIS DE EVOLUÇÃO ESTELAR: São abordadas as fases pelas quais uma estrela passa ao sair da sequência principal e os produtos resultantes, incluindo anãs brancas, estrelas de nêutrons e buracos negros.
  10. A VIA LÁCTEA: Discutem-se as principais estruturas de nossa Galáxia, tais como o bojo, disco e halo e os tipos de objetos que se encontram em cada uma delas, incluindo as populações estelares e os vários tipos de “nebulosas”.
  11. AS GALÁXIAS: Os principais tipos de galáxia, suas características dominantes e evolução.
  12. ALTAS ENERGIAS E ONDAS GRAVITACIONAIS: São discutidos os fenômenos associados a buracos negros supermassivos, como os núcleos ativos de galáxias, surtos de raios gama e os raios cósmicos com energias altíssimas, e ondas gravitacionais geradas por buracos negros.
  13. MATÉRIA ESCURA E AS ESTRUTURAS DO UNIVERSO: Descrição das maiores estruturas do Universo, formadas por conjuntos de galáxias, desde grupos pequenos até aglomerados e superaglomerados de galáxias. Discute-se também a forma como se distribui a matéria no Universo.
  14. COSMOLOGIA: É descrito o modelo atual de origem e evolução do universo como um todo, onde é introduzido o conceito de energia escura, como elemento que explica a aceleração da expansão do Universo.

• Observação do Sol e do Céu nas dependências do IAG.

SEMINÁRIOS

• Pós-graduação em Astronomia
  • Aerossóis Atmosféricos.

BIBLIOGRAFIA

• Astronomia - Uma visão geral do universo, 2a Ed., A. C. S. Friaça, E. Dal Pino, L. Sodré Jr., V. Jatenco-Pereira (orgs.), 288pp, 2003, EDUSP,  ISBN 85-314-0462-2

2023 17/07 18/07 19/07 20/07

10/06/2023 00:00
03/07/2023 23:59

Período de Inscrições

Procedimento: Inscrição é somente on-line, através do Sistema Apolo. Informe seus dados pessoais, de contato e de formação acadêmica:

• Graduandos: comprovante de matrícula em curso superior na área de exatas referente ao 2º semestre 2023. (anexar no campo indicado para diploma)
  • Graduados: diploma, certificado ou declaração de conclusão de curso superior na área de exatas.

Qualquer dúvida deverá ser tratada através do nosso e-mail de contato: cursosext@iag.usp.br

17/07/2023
20/07/2023

Realização do curso (presencial)

Critérios de Seleção:

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição com prioridade para inscritos com formação acadêmica na área de exatas.

Certificado

• Serão conferidos certificados de conclusão do curso aos participantes que tiverem no mínimo 75% de presença.
  • No certificado constarão dados pessoais, percentual de presença e o número de horas do curso (30h).
  • Os certificados serão enviados por e-mail aos alunos aprovados, no prazo de 90 dias do término do curso.

IMPORTANTE: Toda a comunicação será efetuada por meio desta página do IAG/USP e pelo e-mail informado no formulário de inscrição. A falta de resposta ou confirmação por parte do candidato poderá implicar na perda de prazos e até na eliminação do mesmo.

A Coordenação do curso não se responsabiliza por eventuais prejuízos ao candidato decorrentes de incorreção ou desatualização de endereço eletrônico, bem como por quaisquer outros problemas relacionados à sua conta de e-mail, inscrições via internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

Lista de matriculados

77. Vitor Ribeiro Silva
  78. Vitória Aparecida Teixeira Pinto
  79. Weslei Batista Canto Junior