Mestrado: Alfabetização e a Educação Científica em Astronomia para alunos dos anos iniciais do Fundamental I

Auditório ADM210 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Aluno: Silvio Fernandes do Amaral
Programa: MPEA
Título: Alfabetização e a Educação Científica em Astronomia para alunos dos anos iniciais do Fundamental I

Comissão julgadora
1 – Prof. Dr. Nelson Vani Leister – MPEA-IAG/USP
2 – Prof. Dr. Marcelo Denny de Toledo Leite - ECA/USP
3 – Profa. Dra. Vera Aparecida Fernandes Martin – UEFS/Feira de Santana-BA – por videoconferência

Introdução: A música se apresenta nas mais diferentes etnias, em suas múltiplas formas, em vários contextos do cotidiano e com objetivos diversos, podendo ser apresentada como uma poderosa ferramenta pedagógica na educação infantil. Neste contexto educacional, a música tem o propósito de colaborar com o desenvolvimento da criatividade, socialização e expressão da criança facilitando seu aprendizado. A legislação que torna o ensino de música obrigatório nas escolas da rede pública e privada do Brasil completou dez anos em 2018, mas na prática, esse ensino ainda não acontece. Fazer uso da música em atividades escolar desperta a atenção dos alunos, contribui para a concentração no momento da aula, proporciona maior participação dos estudantes no processo de aprendizado e auxilia na fixação de conteúdos de maneira simples e lúdicas. Objetivo: demonstrar de que modo a música pode ser essencial para o ensino de Astronomia em três escolas da rede de ensino do Estado de São Paulo com os alunos dos anos iniciais do Fundamental I. Método: foi composta letra e música intitulada “O Sistema Solar”, e produzidos quatro vídeos baseados em uma descrição simplificada do sistema solar. As atividades realizadas com esses recursos tiveram o objetivo de facilitar a compreensão de conceitos de Astronomia e despertar o interesse em desenhar, recortar, colorir e cantar a música. A composição da música foi pensada e realizada em 4 etapas: estilo, ritmo, tonalidade e arranjo de instrumentos, resultando em uma música estilo acústico, adequada para o ambiente da sala de aula. Para a composição da letra da música, levou-se em conta conceitos de astronomia, música e aspectos e características de publicidade, o que resultou na composição de um jingle formado por melodia, letra e harmonia simples, com padrão acústico e utilização de violão e voz. Os 4 vídeos foram divididos em: dois vídeos de desenhos animados, um com legenda e outro sem legenda; e dois vídeos aulas. A sequência didática para organizar o material utilizado para o ensino de Astronomia com Música e vídeo foi baseada no modelo da Escola de Genebra e apresentada aos alunos do Fundamental I de três escolas públicas da rede de ensino do Estado de São Paulo.