Mestrado: A astrobiologia como ferramenta para alfabetização científica e tecnológica

Sala 15 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Aluno: Paulo Roberto Ferreira
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: A astrobiologia como ferramenta para alfabetização científica e tecnológica

Comissão julgadora
1) Prof. Dr. Amâncio César Santos Friaça - IAG/USP
2) Prof. Dr. Eduardo Janot Pacheco - IAG/USP
3) Profa. Dra. Laura Paulucci Marinho - UFABC/Santo André-SP

O presente projeto de pesquisa explora o potencial da Astrobiologia enquanto instrumento de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) . Esta proposta tem um enfoque interdisciplinar e transdisciplinar, pois a ACT exige o envolvimento e integração de diferentes campos de conhecimento, superando as barreiras disciplinares. Dentro dessa perspectiva, o ensino de ciências deve partir de atividades problematizadoras, cujas temáticas sejam capazes de relacionar e conciliar diferentes áreas e esferas da vida, permitindo olhar para as ciências e seus produtos como elementos presentes em nosso dia-a-dia e que, portanto, apresentam estreita relação com nossa vida.  A busca da desfragmentação do conhecimento está presente explicitamente na Astrobiologia, que se apresenta como multidisciplinar em seu conteúdo e  interdisciplinar em sua execução, o que justifica a escolha da Astrobiologia como eixo do presente projeto pedagógico. Para intensificar a aproximação dos modelos científicos com realidade de forma significativa elaboraram-se práticas baseadas no desenvolvimento de projetos segundo a metodologia da construção de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade, proposta por Fourez (1994). Propõe-se também a construção de um guia didático e de um jogo lúdico, com o intuito de apoiar o trabalho do professor em sala de aula, oferecendo um rico material didático-pedagógico, ancorado na temática da Astrobiologia.
Palavras-Chave: Alfabetização Científica e Tecnológica, Astrobiologia, Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, STEM.