Mestrado: Céu do Brasil: Software de Estudo das Constelações

Auditório P217 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Aluno: Andreia Neves de Azevedo
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: Software de Estudo das Constelações

1 – Profa. Dra. Elysandra Figueredo Cypriano – IAG/USP
2 – Prof. Dr. Ronaldo Savarino Levenhagen – UNIFESP/Diadema-SP
3– Prof. Dr. Iranderly Fernandes de Fernandes – UEFS/Feira de Santana-BA – por videoconferência

O objetivo desse trabalho é incentivar a observação do céu noturno principalmente entre crianças e adolescentes do ensino fundamental. Para essa finalidade desenvolvemos um Software de uso livre com conteúdo facilitador para a observação do céu a olho desarmado ou através de binóculos. O material trabalhado foi separado por estações do ano e se alinha com os currículos nacionais no que se refere ao estudo das constelações e seus componentes. O software foi desenvolvido como produto final desse mestrado profissional e aplicado em três escolas de São Paulo. Para a aplicação os professores participantes dessa pesquisa utilizaram um roteiro direcionado ao estudo do céu de verão. Através desse roteiro os alunos exploraram as várias ferramentas disponíveis do software e foram estimulados a colaborar com essa pesquisa respondendo um questionário de avaliação da ferramenta. Após a aplicação, os professores participaram de uma reunião para coleta de dados sobre a aplicação do software nas escolas e refletir sobre a viabilidade e adequação desse projeto, sob o ponto de vista do professor e do aluno. Após análise dos dados coletados, pudemos observar um resultado positivo quanto ao uso da ferramenta como um facilitador desses conteúdos para resgatar e incentivar a observação do céu noturno.
Palavras-chave: Observação do céu noturno, constelações, ensino de astronomia