Mestrado: As Ciências da Terra e do Universo e suas possibilidades interdisciplinares: um estudo com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

Auditório ADM210 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Aluno: Carolina Silveira Leite
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: As Ciências da Terra e do Universo e suas possibilidades interdisciplinares: um estudo com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

Comissão julgadora
Prof. Dr. Eder Cassola Molina – IAG/USP
Profa. Dra. Lúcia Helena Sasseron Roberto – FE/USP
Profa. Dra. Maria Inês Ribas Rodrigues - UFABC/Santo André-SP

A Astronomia é uma das mais antigas ciências criadas pela humanidade. Talvez pelo encantamento de observar as estrelas e perguntar-se o que elas faziam ali, é que o ser humano aperfeiçoou instrumentos que permitiram enxergar além de seus próprios olhos. Embora seja uma ciência antiga, mantém-se moderna e está em constante transformação, e suas contribuições são relevantes até os dias atuais. No contexto escolar, a Astronomia tem o potencial de encantar e fascinar; entretanto, o que vivenciamos é uma desvalorização de sua importância pela abordagem do tema em sala de aula, que algumas vezes é inadequado. Os professores, de modo geral, mostram-se despreparados para a abordagem de um assunto tão complexo, cometendo muitos equívocos, apoiados em livros didáticos. A proposta deste trabalho foi a elaboração de uma Sequência Didática interdisciplinar para trabalhar assuntos relacionados a conceitos básicos das ciências da Terra e do Universo, focando o Sistema Solar, e comparando as diferenças da Terra com os demais planetas. A SD foi planejada de acordo com a validação no processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração), para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Fruto disso é a organização de um Material de Apoio ao professor, que qualquer profissional da educação pode utilizar e adaptar ao seu contexto. Deseja-se com esta proposta promover a ampliação dos estudos de Astronomia e das Ciências da Terra nas escolas, de modo a oferecer aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental atividades que proporcionem uma aprendizagem significativa e motivadora, estimulando a aquisição da alfabetização científica, por meio da investigação e pesquisa. Espera-se favorecer com isso a compreensão de que o estudo de Astronomia e do planeta Terra pode contribuir com todas as áreas do conhecimento.
Palavras-chave: Ensino de Astronomia; Sequência Didática; Educação Básica; Material de Apoio; Alfabetização Científica.