Mestrado: Climatologia da zona de convergência do Atlântico Sul: holoceno médio, presente e futuro

Sala 15 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Aluno: Marcos Leitão Chamis
Programa: Meteorologia
Título: Climatologia da zona de convergência do Atlântico Sul: holoceno médio, presente e futuro

Comissão julgadora
Prof. Dr. Tercio Ambrizzi – IAG/USP
Profa. Dra. Rosmeri Porfírio da Rocha – IAG/USP
Profa. Dra. Simone E. Teleginski Ferraz – UFSM/Santa Maria-RS

Neste trabalho, o posicionamento, intensidade e média de ocorrência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) foram analisados. Para isso, foram utilizados dados diários de precipitação sobre a América do Sul, para caracterizar o clima recente, e dados do um modelo numérico acoplado oceano-atmosfera para avaliar o clima presente e para os  períodos do holoceno médio (6Ka) e clima futuro. Foi utilizado um critério baseado exclusivamente na variável precipitação para a detecção de ZCAS. Esse critério foi inicialmente testado nos dados observacionais, a fim de analisar a sua eficiência na detecção de ZCAS. O mesmo processo foi aplicado para dados simulados do tempo recente, e para o holoceno médio e clima futuro. Foi aplicado a técnica de Analise de Componentes Principais (ACP), para caracterizar a ZCAS e selecionar a região de máximos valores. Os resultados mostram que o critério utilizado é eficiente para a detecção de casos ZCAS e que a média de eventos/ano obtida com os dados de simulação do clima presente foi similar aos obtidos com os dados observacionais. Para o holoceno médio encontramos uma média maior de eventos/ano, porém com uma média menor de dias/evento o que apresentou um valor menor de dias de ZCAS/ano quando comparado com o clima presente. O clima futuro apresentou um valor mais próximo do número de eventos/ano, porém com um valor de dias de ZCAS/ano também menor. Os valores climatológicos de precipitação mensal foram menores no período do holoceno médio e maiores para o cenário de clima futuro, o que, combinado com os valores de dias de ZCAS/ano, sugerem uma anomalia negativa de precipitação sobre a região de ZCAS no holoceno médio.

Palavras-chave: ZCAS, Critério, Precipitação, Holoceno